29/11/2023
post

Festival de Cinema de Gostoso 2023

Mantendo a programação num pequeno espaço coberto inaugurado este ano, a Sala Petrobras, o festival exibiu seus últimos concorrentes, os curtas “Lapso” (MG) e “Cabana” (PA) e o longa mineiro “O Dia que Te Conheci” (MG)

post

Mostra 2023

A partir de amanhã (2/11), a 47ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO oferece sessões de filmes de sua seleção, que podem ser vistos na repescagem em dois cinemas da cidade: Cinesesc e Cine Satyros Biju. Entre os filmes está "O dia que te conheci" (foto), de André Novais de Oliveira.

post

Cine BH 2023

Retratando a musicista paraguaia Celsa Rodas Martínez, o documentário "Guapo'Y" (foto), de Sofía Paoli Thorne, venceu como melhor filme do festival para os júris oficial e da crítica. O longa peruano "Diógenes" venceu como Melhor Presença para a menina Gisela Yupa, com um Destaque do Júri para o drama colombiano/mexicano "Puentes en el Mar".

post

Festival de Vitória 2023

O grande vencedor do Festival de Vitória foi o filme "Represa" (foto), de Diego Hoefel, que levou quatro troféus Vitória: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Direção, Melhor Roteiro (Aline Portugal, Diego Hoefel e Marcelo Grabowsky) e Melhor Fotografia (Daniel Correia). O Troféu Vitória de Melhor Interpretação foi para Mel Rosário por "Toda Noite Estarei Lá", de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, filme que também recebeu o Troféu de Melhor Filme pelo Júri Popular.

post

Cine PE 2023

Vencedor do troféu de melhor filme,"Porto Príncipe", de Maria Emília de Azevedo, retrata os dramas de um refugiado haitiano (Diderot Senat, premiado como melhor ator) no sul do Brasil. A melhor direção coube ao paranaense Guto Pasko, pela drama político "Entrelinhas", que deu o troféu de melhor atriz à sua protagonista, a estreante Gabriela Freire.

post

Festival de Gramado 2023

Cinebiografia que marca a estreia do ator carioca Silvio Guindane, "Mussum - o Filmis" venceu os kikitos de melhor filme, ator (Aílton Graça), atriz coadjuvante, ator coadjuvante, júri popular e uma menção honrosa. Outros premiados foram "Mais Pesado é o Céu", de Petrus Cariry, com quatro prêmios e "Tia Virgínia", de Fábio Meira, com cinco e uma menção honrosa.

post

Festival de Cannes 2023

Terceira mulher a vencer o prêmio principal do festival em todos os seus 76 anos de história, e segunda francesa, Justine Triet conquistou o troféu com o drama policial/de tribunal "Anatomie d'une Chute", que tinha em Sandra Hüller sua protagonista. Mas a atriz perdeu esse prêmio para a turca Merve Dizdar, que foi a surpresa da noite. Por Neusa Barbosa, de Cannes

post

Festival É Tudo Verdade 2023

"Incompatível com a Vida" (foto), de Eliza Capai, um documentário sobre aborto, e o curta "Mãri Hi - A Árvore dos Sonhos", de Morzaniel Iramari, um olhar sobre o povo yanomami, venceram a competição brasileira. A internacional foi vencida pelo longa "Confiança Total", de Jialing Zhang, e o curta "Ptitsa", de Alina Maksimenko. Há reprises de todos em S. Paulo e no Rio neste domingo (23).

post

Festival de Berlim 2023

DOCUMENTÁRIO GANHA URSO DE OURO Retratando o cotidiano de uma unidade anticonvencional de atendimento a pacientes psiquiátricos em Paris, o documentarista francês capturou o coração do júri presidido pela atriz norte-americana Kristen Stewart, surpreendendo ao levar o grande prêmio do festival Por Neusa Barbosa

post

Cine PE 2022

O Cine PE divulgou nesta sexta (16/12) as premiações de sua 26ª. edição, marcando a consagração do drama paranaense "Casa Izabel", de Gil Baroni, que conquistou cinco troféus: melhor filme, ator, ator coadjuvante, direção de arte e trilha sonora. O filme retrata um secreto clube de crossdressers no Brasil dos anos 1970, alguns deles militares, numa história que aborda também o desaparecimento político.