Brasil conquista Oscar inédito
O Brasil no Oscar
Fernanda Torres fez história nesta noite de domingo (5/1) ao vencer o Globo de Ouro como melhor atriz dramática, tornando-se a primeira brasileira a vencer o prêmio, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles - derrotando as concorrentes de peso Tilda Swinton, Kate Winslet, Nicole Kidman, Angelina Jolie e Pamela Anderson.
A Cinemateca Brasileira e o Museu Mazzaropi vão recuperar e digitalizar seis filmes do cineasta e comediante Amácio Mazzaropi (1912-1981). Aprovado por edital da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, o projeto “Digitalização e Difusão de Obras de Amácio Mazzaropi” tem investimento de R$ 200 mil e inclui mostras e debates no segundo semestre deste ano, tanto na sede da Cinemateca Brasileira, na capital, quanto no museu, em Taubaté.
Bola mais cantada, impossível - a cerimônia do 96º Oscar consagrou a vitória de "Oppenheimer", de Christopher Nolan, conquistando 7 das 13 indicações, inclusive as mais cobiçadas, filme e direção, além de ator (Cillian Murphy) e ator coadjuvante (Robert Downey Jr.).
Confirmando as previsões, baseadas nas premiações dos sindicatos de Hollywood, o filme dos diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, venceu os prêmios de melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e prêmios técnicos. Em segundo lugar, com 4 Oscars, ficou o filme alemão "Nada de novo no front", de Edward Berger.
Num ano em que mulheres, afrodescendentes e surdos tiveram destaque nas premiações, a noite da 94ª cerimônia do Oscar ficou marcada por um destempero do ator Will Smith (na foto ao receber o Oscar de melhor ator), que partiu para cima do comediante Chris Rock quando este fez uma piada com sua mulher, Jada Pinkett Smith. Confira os prêmios e nossos comentários.
Iniciando-se nesta quarta (9/3) no CCBB de Brasília, a mostra reúne 25 filmes, com exibições on-line e presenciais, debates e uma masterclass com a pensadora feminista italiana Silvia Federici. O evento acontece no CCBB-SP entre 11 e 28/3 e no CCBB-RJ entre 13/4 a 9/5.
Conquistando os Oscars de melhor filme, direção - pela segunda vez na história, para uma mulher e pela primeira para uma chinesa - e melhor atriz (o terceiro para Frances McDormand), "Nomadland" foi o grande vencedor da 93ª edição que, no mais, dividiu bastante as premiações.
Começa nesta quarta (9/9) a 12ª edição do festival de documentários musicais que traz mais de 60 atrações brasileiras e internacionais. Este ano, por causa da pandemia, será realizado com transmissão via internet.
Neste ano, o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizado em formato totalmente online, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke. Para assistir, é necessário realizar um cadastro gratuito no site.