Notícias

Plataforma gratuita Itaú Cultural Play lança retrospectiva da diretora Alice Riff

Publicado em 04/08/22 às 14h37

      Documentário Eleições, disponível gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play

A partir de amanhã, a plataforma de streaming Itaú Cultural Play acrescenta ao seu catálogo uma mostra dedicada à cineasta Alice Riff. Conhecida pelo seu trabalho provocativo e ao mesmo tempo sensível, com temas focados em representatividade e direitos humanos, ela passa a ter cinco de seus principais filmes disponíveis gratuitamente para o público, inclusive mais recente deles, Platamama (2018), que também está em cartaz nos cinemas em São Paulo. O filme acompanha o cotidiano de uma família de imigrantes bolivianos radicados em São Paulo.
 
Mais um destaque da mostra que entra no catálogo da plataforma, onde permanecerá por dois anos, Meu corpo é político, de 2017, acompanha o cotidiano de quatro personagens trans que vivem na periferia de São Paulo. A partir de suas experiências particulares e ao mesmo tempo coletivas, o enredo do filme levanta questões diversas sobre a cultura e a luta LGBTQIA+. Primeiro longa-metragem de Alice, o filme estreou no Visions du Réel, na Suíça, um dos mais importantes festivais de documentários do mundo. A obra recebeu o prêmio de Melhor Filme Brasileiro no Festival Olhar de Cinema, em Curitiba.
 
Em Eleições (2018), a cineasta mostra uma juventude inquieta e engajada politicamente durante uma disputa para a eleição do grêmio estudantil de uma escola. Quatro chapas se apresentam como candidatas, com diferentes posições ideológicas e um objetivo comum: melhorias no colégio. Neste processo, emergem conflitos, amizades, sonhos e a força para lutar por um mundo mais próximo ao que eles desejam.
 
A cultura do rap, os desafios de improvisar letras a partir de uma batida nas batalhas de MCs e suas duras realidades urbanas são os destaques de Cidade improvisada (2012). Neste filme, dezesseis MCs brasileiros, entre homens e mulheres, aliam suas habilidades poéticas e criativas para cantar sobre a cidade, suas quebradas e dramas. 
 
Para completar a programação, o curta Orquestra invisível let's dance (2017) resgata a trajetória de Osvaldo Pereira, considerado o primeiro DJ do Brasil. O filme mostra como era o agito nos bailes de música black as noites paulistanas, na década de 1950, a luta contra o racismo e a busca da população negra pelo reconhecimento de sua identidade cultural na cidade.
 
O acesso à plataforma de streaming Itaú Cultural Play é gratuito e acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site www.itauculturalplay.com.br.
 
 
SERVIÇO: 
Itaú Cultural Play
Mostra Alice Riff 
5 de agosto de 2022 (sexta-feira) 
Em www.itauculturalplay.com.br
 
Platamama (2018)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre 
Meu corpo é político (2017)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa:  12 anos (conteúdo sexual e drogas lícitas)
Orquestra Invisivel Let's Dance (2017)
Duração: 19 minutos
Classificação indicativa: Livre
Eleições (2018)
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)
Cidade improvisada (2012)
Duração: 19 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (linguagem imprópria)

Outras notícias