Notícias

Festival de Veneza divulga atração de pré-abertura e programas de Realidade Virtual

Publicado em 29/07/22 às 11h42

O 79º Festival de Veneza divulgou sua atração de pré-abertura - será uma sessão especial do filme Stella Dallas (1925), clássico do cinema mudo de Henry King, que acaba de ser restaurado em 4K, na terça-feira (30/8), na Sala Darsena, no Lido de Veneza. A sessão será acompanhada pela trilha musical original de Stephen Horne, executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Gaga. O festival acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro. 
 
Com roteiro de Frances Marion, Stella Dallas conta a história dessa mulher (interpretada por Bella Bennett), uma mãe da classe trabalhadora, que se casa com o filho de um banqueiro (Ronald Colman) e começa a ser confrontada com as diferenças sociais entre ambos - que serão agravadas quando sua própria filha (Lois Moran) torna-se noiva de um rico jovem da alta sociedade (Douglas Fairbanks Jr.). A restauração do filme foi realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) e a Film Foundation dirigida pelo cineasta Martin Scorsese.
 
Realidade Virtual
Também foram anunciadas as obras que farão parte da seção Venice Immersive, dedicada a projetos de Realidade Virtual. Serão 43 projetos, vindos de 19 países, 30 deles participantes de uma competição com júri próprio. O Festival de Veneza foi um dos primeiros a manifestar atenção à Realidade Virtual, realizando em 2016 um VR Theatre. A partir de 2017, o festival realizou a primeira competição em Realidade Virtual, mantendo-a, por três edições (até 2019) na ilha Lazzaretto Vecchio, no Lido. Nas últimas duas edições, a seção teve sua acessibilidade expandida online. Confira os trabalhos que farão parte da edição 2022 no site.
 
 
Cartaz
Nesta edição, o cartaz do Festival tem a assinatura do veterano artista, ilustrador, quadrinista e cineasta italiano Lorenzo Mattotti. A imagem representa uma leoa humanizada, deslizando pelo céu e oferecendo nas mãos o número 90 - lembrança do aniversário da realização do primeiro Festival de Veneza, em 6 de agosto de 1932. Parte da Bienal de Veneza, que abrange inúmeras artes, o festival também era realizado a cada dois anos e sofreu algumas interrupções durante a II Guerra, por isso realiza neste ano sua 79a edição. 
 
Começando a trabalhar nos anos 1970, Mattoti é o criador do quadrinho Fuochi (1984) e apresenta seus trabalhos em publicações como The New Yorker, Le Monde, Corriere della Sera, La Repubblica, entre outros. No cinema, colaborou realizando a abertura de cada um dos episódios de Eros (2004), de Wong Kar-wai, Steve Soderbergh e Michelangelo Antonioni. Foi o autor do pôster de 2000 do Festival de Cannes. No festival francês, em 2019, na seção Un Certain Regard, apresentou sua estreia na direção, a animação A Famosa Invasão dos Ursos na Sicìlia, inspirada em obra do escritor Dino Buzzati.

Neusa Barbosa


Outras notícias