Notícias

IMS-SP promove sessão gratuita do documentário "Gyuri"

Publicado em 28/07/22 às 15h46

Nesta sexta (29), o documentário Gyuri terá sessão especial gratuita no IMS SP, com a presença de seus personagens, como a fotógrafa Claudia Andujar, o líder Yanomami Davi Kopenawa, o ativista Carlo Zacquini e o filósofo húngaro Peter Pál Pelbart, além do editor e curador do IMS Thyago Nogueira e a cineasta Mariana Lacerda. 
 
“ É um reencontro de um encontro que nunca para de acontecer em muitos planos, inclusive o espiritual. São três pessoas, que se conhecem há muitos anos e se conhecem pela luta pela proteção das terras dos Yanomamis. São amigos, que a partir do seu encontro, que esta luta se expandiu, e me alcançou e toca o coração de tantas pessoas. 
É uma honra poder oferecer uma sessão para Claudia, deste filme que ela fez comigo junto com os personagens, que tecem com ela esta história”, declara Mariana Lacerda. 
 
A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida a salvaguardar. A ligação entre a artista de origem judia e a população indígena - que têm em comum a luta pela sobrevivência - está presente no documentário“Gyuri, primeiro longa-metragem da diretora pernambucana Mariana Lacerda, que foi lançado dia 7 de julho nos cinemas.
 
Serviço
Sessão especial e gratuita do documentário Gyuri
Sexta (29/7), 20h
Instituto Moreira Salles - SP
Avenida Paulista, 2424
Tel. (11)  2842-9120

Outras notícias