Notícias

Festival Varilux começa nessa terça (21), em 50 cidades, trazendo filmes e séries

Publicado em 20/06/22 às 11h19

       Premiado em Veneza, O Acontecimento será exibido no Festival Varilux de Cinema Francês

O Festival Varilux de Cinema Francês começa sua edição deste ano, em 21 de junho, com uma novidade: apresentará séries francesas recentes. Serão dois episódios de sete séries inéditas que serão exibidos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, o evento contará com 17 longas inéditos em circuito comercial brasileiro, além de duas homenagens. O evento acontece em 50 cidades brasileiras, de 21/6 até 6/7.
 
Entre os longas selecionados, estão O Acontecimento, de Audrey Diwan, ganhador do Leão de Ouro, no Festival de Veneza 2021; Um Herói, de Asghar Farhadi, ganhador do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2021; Contratempos, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; O Destino de Haffmann, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021; e Peter Von Kant, de François Ozon, exibido em competição no Festival de Berlim em 2022.
 
As séries destacam temas contemporâneos e políticos, como em Jogos de Poder, O que Pauline não diz, e Sentinelas. Além da exibição, o festival contará com duas masterclasses que serão ministradas pelo roteirista Antoine Lacomblez, e o diretor Jean-Philippe Amar. Em São Paulo, será às 16h30, no Espaço Itaú Augusta; e no Rio, na sexta (24), às 18h30, na sala 5 do Estação NET Rio. A entrada é gratuita.
 
Lacomblez é roteirista das séries O que Pauline não diz e Jogos de Poder, que fazem parte da seleção do festival. Ele tem em seu currículo mais de 40 produções como escritor, contando filmes e séries. No Festival de Cartagena, ganhou prêmio de melhor roteiro por Oriana, e, em 2018, a SACD, Sociedade dos Escritores e Compositores Dramáticos,  concedeu-lhe o prêmio de melhor roteirista de televisão.
 
Amar, por sua vez, participa do festival com a série Sentinelas e conta com 10 produções. Na masterclass, os profissionais compartilharão suas experiências sobre a produção, criação, direção, entre outras áreas. O evento não é exclusivo para profissionais do audiovisual e terá tradução simultânea.
 
Para a programação completa e mais informações sobre os filmes e eventos paralelos do festival, acesse https://variluxcinefrances.com/2022/

Outras notícias