Notícias

Festival de Gramado homenageia Araci Esteves e Joel Zito Araújo

Publicado em 13/06/22 às 10h16

O Festival de Cinema de Gramado anunciou seus dois primeiros homenageados: a atriz Araci Esteves e o cineasta e professor Joel Zito Araújo. O festival realiza sua 50a edição entre 12 e 20 de agosto.
 
Veterana e premiada atriz gaúcha, Araci Esteves receberá o Troféu Cidade de Gramado. Com sólida carreira no teatro, cinema e televisão, a intérprete completa em 2022 25 anos de seu mais simbólico papel, a andarilha Anahy, no longa Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva. Sua última passagem nas telas de Gramado foi em 2018, com O Avental Rosa, dirigido por Jayme Monjardim.  
 
Premiado diretor conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, Joel Zito Araújo receberá o Troféu Eduardo Abelin, honraria entregue a diretores, cineastas e entidades do cinema brasileiro.Cineasta, roteirista e produtor, Araújo é doutor em Ciências da Comunicação pela  ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos, onde também foi professor. Em 1999, finalizou seu primeiro longa para a televisão, o documentário O efêmero estado União de Jeová, sobre uma revolta camponesa liderada por negros no norte do Espírito Santo. Em 2004, estreou seu primeiro longa-metragem de ficção, Filhas do Vento, vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado. O aclamado longa teve ainda participações em festivais na Índia, China, França, Alemanha, Estados Unidos, África do Sul e Burkina Faso.
 
Reconhecido internacionalmente, lançou, em 2013, o documentário Raça, filme co-dirigido com a vencedora do Oscar Megan Mylan. Em 2019, teve sua premiére mundial no Festival de Rotterdam seu documentário Meu amigo Fela, sobre o músico nigeriano Fela Guti.
 
Seu mais recente longa ficcional é O Pai da Rita, inspirado em uma música de Chico Buarque de Holanda.  

Outras notícias