Notícias

Protagonista de “Doutor Gama”, César Mello encerra Circuito Virtual de Palestras no próximo dia 22

Publicado em 18/11/21 às 11h36

                   César Mello, em cena de Doutor Gama, filme de Jefferson De 
 
Marcando o encerramento do “Circuito Virtual de Palestras: Cinema Brasileiro – Uma Reflexão Sobre o Contemporâneo”, o ator, cantor e apresentador César Mello ministra a palestra  gratuita “O Cinema Negro no Brasil: A História de Dr. Luiz Gama” na próxima segunda-feira (22), às 14h. Durante o encontro on-line, César vai falar sobre a sua participação como personagem-título no longa-metragem  Doutor Gama, dirigido por Jeferson De, e sobre sua extensa carreira no cinema, na televisão e no teatro, incluindo musicais como Mudança de Hábito e o Rei Leão.
 
Neste mês de novembro, o Circuito Virtual, realizado em parceria da Brazucah Produções com o Centro Paula Souza, apresenta outros encontros gratuitos que trazem ao público diferentes temáticas relacionadas ao cinema no Brasil e no mundo. Na abertura das atividades deste mês é na quinta-feira (18), às 16h, quando Lilian Santiago, documentarista, pesquisadora e professora de Audiovisual, conduz o encontro “Atravessando o Campo: O Cinema Feito por Mulheres Negras”.
 
As atividades prosseguem na sexta-feira (19) com mais três bate-papos que discutem questões de raça, acessibilidade e o reflexo da pandemia da Covid- 19 no Cinema Brasileiro. Os encontros começam às 10h com a conversa “Produção de Acessibilidade para Cinema, Televisão e Streamings”, que será conduzida por Joana Peregrino, sócia fundadora e diretora executiva da produtora Conecta Acessibilidade.
 
Os encontros desta sexta-feira (19) prosseguem com a palestra “O Cinema Negro Brasileiro – Cinema Novo, Dogma Feijoada, Manifesto do Recife e o Cinema Negro Feminista”, com Noel Carvalho, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios – UNICAMP e pesquisador associado ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) – Universidade Paris-Sorbonne. Já Iberê Carvalho, antropólogo, jornalista e mestre em Direção Cinematográfica em Madri, conduz às 16h o bate-papo “O Cinema Brasileiro Contemporâneo: Reflexões em Tempos Pandêmicos”.
 
Todas as palestras deste mês de novembro serão transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube do Cine Autorama e do Centro Paula Souza, disponíveis aqui.  Para receber certificados de participação, é necessário se inscrever até o início de cada encontro pelo link: https://www.even3.com.br/redebrazucah2021
 
 
Confira abaixo a programação completa e a mini bio de cada palestrante:
 
Dia 18 de novembro
16h - Atravessando o Campo: O Cinema Feito por Mulheres Negras
Palestrante: Lilian Santiago
Mini bio: Lilian Solá Santiago é documentarista, pesquisadora e professora de audiovisual. Ganhadora do Prêmio Willian Greaves Fund 2021, ela é  autora de mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no Exterior. Nos anos 2000, participou do Grupo "Cinema Feijoada" e, com "Família Alcântara" (2006, com seu irmão Daniel Santiago), foi a primeira mulher negra a lançar um filme em circuito comercial no Brasil no período da Retomada (após 1995). Integrante do Grupo de Pesquisa LabArteMídia da Universidade de São Paulo, onde é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP. É coordenadora do Curso de Cinema do CEUNSP (Salto/SP)
 
Dia 19 de novembro
10h - Produção de Acessibilidade para Cinema, Televisão e Streamings.
Palestrante: Joana Peregrino
Mini bio: Sócia fundadora e Diretora Executiva da produtora especializada Conecta Acessibilidade. Jornalista e mestre em Educação, Gestão de Difusão em Ciências pela UFRJ. Autora do E-book "Acessibilidade para Televisão e Cinema", disponível na plataforma Amazon. Em 2015, ganhou o Prêmio Direitos Humanos concedido pela Presidência da República com o projeto da TV Ines - primeiro canal 100% acessível para pessoas surdas, o qual criou, implementou e foi a principal executiva por cinco anos. Atua há 20 anos no mercado de audiovisual, com passagem pela Rede Telecine, ANCINE, EBC/TV Brasil e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto atuando, principalmente, na implementação, execução e gestão de políticas públicas para o audiovisual
 
14h - O Cinema Negro Brasileiro – Cinema Novo, Dogma Feijoada, Manifesto do Recife e o Cinema Negro Feminista
Palestrante: Noel Carvalho
Mini bio: Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios - UNICAMP. Pesquisador Associado ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) - Univ. Paris-Sorbonne, IV. Graduado em Ciências Sociais (USP), mestre em Multimeios (UNICAMP) e doutor em Sociologia (USP). Fez Pós-doutorado em Artes - IA, UNICAMP. Investiga os temas: cinema e cultura brasileira; o negro e o cinema brasileiro; cinema e política; produção, inovação e mercado cinematográfico.
 
16h - O Cinema Brasileiro Contemporâneo: Reflexões em Tempos Pandêmicos
Palestrante: Iberê Carvalho
Mini bio: Estudou Antropologia, Jornalismo e fez mestrado em Direção Cinematográfica em Madri, na Espanha. Seu primeiro longa, O Último Cine Drive-in, recebeu o prêmio de Melhor Filme no 18º Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este, foi premiado no Festival do Rio e conquistou 4 prêmios no Festival de Gramado em 2015, incluindo o de melhor filme pela crítica cinematográfica. Além de ter sido exibido nos festivais de Chicago, Beijing, Austin, Zanzibar, Marseille e conquistar um licenciamento global com a Netflix. Seu segundo longa, O Homem Cordial (lançamento previsto para 2022), teve sua estreia na Mostra Competitiva do 47º Festival de Cinema de Gramado onde recebeu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora, além ter sido selecionado para 41º Cairo International Film Festival, 23º Tallin Black Nights Film Festival e Mostra Internacional de São Paulo. Atualmente está em fase de pré-produção do telefilme Maria, uma coprodução com a Globo Filmes e da série Como Nascem os Heróis
 
Dia 22 de novembro
14h - O Cinema Negro no Brasil: A História de Dr. Luiz Gama
Palestrante: César Mello
Mini bio: César de Mello Araújo é um ator, cantor, apresentador e compositor. Atuou nas novelas da TV “Globo Viver a Vida” (2009-2010), “Lado a Lado”(2012), “Sangue Bom” (2013), “Babilônia” (2015), e “A Lei do Amor” (2016), além dos musicais da Broadway “O Rei Leão”, “Mudança de Hábito”, “Wicked” e o brasileiríssimo “Dona Ivone Lara um Sorriso Negro” No cinema trabalhou em “A Glória e a Graça” de Flavio Tambelini, indicado a Melhor Ator Coadjuvante pela Academia Brasileira de Cinema, protagoniza “Doutor Gama” dirigido por Jeferson De, “O Pastor e o Guerrilheiro” de Eduardo Belmonte, está no elenco do sucesso “Bom dia Veronica” de Raphael Montes e Ilana Casoy, “Terapia da Vingança” de Marcos Bernstein e “O Clube do Anjos” de Angelo Defanti. Na música já lançou dois CDs. “Ela é Afro” e “O Agora”

Outras notícias