Notícias

Festival do Cinema Italiano em S. Paulo acontece em formato híbrido

Publicado em 27/10/21 às 19h04

               
 
"Lovely boy", de Francesco Lettieri, foi exibido no Festival de Veneza. Crédito: Glauco Canalis/Divulgação
 
Retomando este ano suas sessões presenciais, no cine Petra Belas Artes, em São Paulo, sem abrir mão da programação online, o 16º Festival do Cinema Italiano apresentará 32 filmes, sendo 16 inéditos, 9 exibidos na última edição do Festival de Veneza e outros 16 relacionados a uma retrospectiva inspirada por trilhas sonoras marcantes. 
 
A versão presencial acontece entre 5 e 12 de novembro, e a on line, entre 5 de novembro e 5 de dezembro. Dos filmes selecionados, nove deles fizeram sua estreia mundial no Festival de Veneza deste ano, em setembro. Lovely Boy traz como protagonista um jovem e talentoso músico, cuja face é marcada por tatuagens e que se perde no mundo das drogas. O longa rendeu a Lettieri, seu diretor, o prêmio de talento em ascensão, em Veneza. 
 
Do festival italiano, o evento brasileiro também exibe longas da seleção da Giornate degli Autori: O grande silêncio, de Alessandro Gassmann; Welcome Venice, de Andrea Segre; Uma relação, de Stefano Sardo; e Os nossos fantasmas, de Alessandro Capitani, filme de abertura do festival, que contará com a presença do diretor do longa e acontecerá no dia 2 de novembro no Auditório Oscar Niemeyer, no parque do Ibirapuera e contará com música ao vivo executada pelo Quarteto Maestro Emmanuele Baldini.
 
Ainda da edição de 2021 do Festival de Veneza, serão exibidos no Brasil Ar Parado, de Leonardo Di Costanzo, que traz no elenco os astros do cinema italiano Toni Servillo e Silvio Orlando; e o documentário As coisas que restam, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso, que morreu no ano passado. Outro destaque do festival é Deixe-me Partir, de Stefano Mordini, exibido na noite de encerramento de Veneza de 2020, e também indicado ao David di Donatello de roteiro adaptado.
 
Outra novidade da seleção do festival brasileiro é o longa Tempero do Chef, de Francesco Falaschi. Este é o primeiro filme italiano em coprodução com o Brasil a receber financiamento do Ibermedia (Fundo Ibero-Americano) e ainda tem o patrocínio do Italian Touring Club e da Região da Toscana. Vencedor de três prêmios, entre eles o de público no Chicago European Union Film Festival, narra a história de um chef que foi preso e agora cumpre serviços comunitários e se une com um jovem portador de síndrome de Asperger para participar de uma competição culinária.
 
Todos os longas inéditos estarão disponíveis para streaming, entre 5 de novembro e 5 de dezembro. Confira a programação completa no site do festival:
 
Serviço:
16º Festival de Cinema Italiano
5 a 12 de novembro
Petra Belas Artes
R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo - SP
05 de novembro a 05 de dezembro
Exibições online e gratuitas
Site

Outras notícias