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Já está no ar revista digital dedicada à fotografia cinematográfica brasileira

Publicado em 18/10/21 às 17h26

O trabalho de Adrian Teijido, na direçao de fotografia de Marighella, é um dos temas so primeiro número da revista Iris

Iris, uma revista que tem como tema a direção de fotografia no cinema brasileiro, já está disponível para acesso gratuito no site https://www.iriscine.com/. Esta é a primeira revista dedicada ao tema. Com aprofundamento técnico e tom pessoal, os textos reunidos em cada edição são depoimentos de fotógrafas e fotógrafos que descrevem seus processos criativos e métodos de trabalho nos sets de filmagem, apresentados ao lado de um rico acervo de imagens associado a um design sofisticado. Voltada para o público em geral e para profissionais do setor audiovisual, é uma publicação digital que preenche uma lacuna e atende a uma carência de intercâmbio de informações sentida na produção cinematográfica nacional.
 
A Iris é um projeto editorial dedicado à reflexão sobre a criação cinematográfica. Cada edição trimestral apresenta seis relatos de diretoras e diretores de fotografia atuantes em longas-metragens de ficção, séries, curtas-metragens, documentários, comerciais e videoclipes, além de matérias especiais e conteúdo extra veiculados nas redes sociais e em um podcast. Os textos são acompanhados por frames, fotos de still, making of, infográficos, mapas de luz, vídeos, material bruto e outros recursos visuais interativos.
 
Criada pelos diretores de fotografia Azul Serra (Aos Teus Olhos), Pedro Sotero (Bacurau) e Rafael Nobre (Mataram Meu Irmão), também integram o corpo editorial o jornalista Julio Cavani, a coordenadora Camila Prisco Paraiso, o designer gráfico e programador João Bosco, e João Pedro Gibran e Renato Groberman, responsáveis pelas mídias sociais e pelo podcast.
 
A edição de outubro traz colaborações de nomes consagrados da fotografia, como Adrian Teijido, que assina filmes e séries como O Palhaço, Gonzaga de Pai pra Filho, Dom e Narcos. Ele compartilha os desafios que resultaram no intenso e político longa Marighella, de Wagner Moura. A edição também traz histórias singulares, como a do encontro do fotógrafo espanhol Pedro J. Márquez (Ex-Pajé, Como Nossos Pais) com os povos originários, ao filmar os Yanomami para o documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi. Já no curta-metragem Egum, Max Chagas revela como construiu uma atmosfera que mescla suspense místico e terror racial no premiado filme de Yuri Costa.
 
Com o relato do fotógrafo Fabio Politi, a revista também mergulha no universo de ficção científica cyberpunk do videoclipe da cantora Duda Beat “Nem um Pouquinho”, e na liberdade criativa da fotógrafa Julia Equi (Amarração do Amor, Homens) para o filme publicitário Nature, realizado para a Saalt. O desafio em equilibrar sofisticação e exotismo na minissérie do Canal Brasil Hit Parade também é contado por Wilssa Esser. Na seção Especial, Iris apresenta a trajetória da Associação Brasileira de Cinematografia ABC. 
 
As edições são disponibilizadas em três línguas – português, inglês e espanhol. 

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