Notícias

Mostra online de filmes infantis celebra o Dia da Criança

Publicado em 12/10/21 às 10h43

 "Ibiapaba - Como Nascem as Montanhas", de George Alex Barbosa (Crédito: Divulgação)

A “1ª Mostra On-line Cinesolar: A Brincadeira tá on – Programa animações”, começa hoje e traz 14 produções do gênero produzidas por realizadores de seis estados do país: São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. Os filmes podem ser vistos até 31 de dezembro.
 
Com acesso gratuito pelo site: www.mostracinesolar.com.br, a  iniciativa tem o objetivo de contribuir para o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, além da proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.
 
Alguns destaques da seleção:
 
O São João Desse Ano (Direção: Jussara da Silva Brito e Eva Bruna Silva Brito – 2021 – Bahia )
A pandemia da Covid-19 conduziu a muitas incertezas, dentre tantas, a de que o evento mais esperado do ano não iria acontecer, sim, o São João, isso fez com que a tristeza invadisse o coração de qualquer indivíduo e, principalmente, do Nordestino. No entanto, a esperança fez com que as pessoas transformassem a data em um momento único de gratidão.  O cordel revela a superação dos dias difíceis do isolamento no atual momento pandêmico.
 
Ibiapaba - Como Nascem as Montanhas (George Alex Barbosa -  2021 - Ceará)
O curumim Apuã completou 12 anos e agora tem sobre si a responsabilidade de salvar sua Tribo e mudar seu próprio destino.
 
Uma Banda Diferente (Direção: Felipe Grosso e Odirley Seixas – 2020 – Rio de Janeiro
Num dia ensolarado, famílias aproveitam o parque da pequena cidade. Entre cochilos, piquenique e bolhas de sabão, não imaginam o que está prestes a acontecer. Enquanto isso, no coreto, Tuhu, toca seu tambor, acompanhado do preguiçoso gato, Raul, e da canarinha, Noêmia. Até que sua música se espalha por toda parte e atrai a atenção das crianças e famílias, que se juntam a eles, e de forma inusitada transformam o coreto em palco.
 
História de Pescador  (Direção : Amanda Veloso – 2021 – Goiás)
Um jovem com sede vai até a torneira para beber água, quando se depara com um peixe nadando em seu copo.
 
Seed ( Direção: Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim - 2021 - São Paulo)
O tempo é um requisito fundamental para toda a existência. Nesta história encontramos um personagem que se descobre capaz de manipular o tempo, em busca de realizar o seu objetivo e aceitar as possíveis consequências.
 
Cordel da Vila: A Rainha Louca Contra o Escandaloso (Direção: Fábrica de Inventos – 2020 – Rio Grande do Norte)
Maria das Dores é a menina da Vila de Ponta Negra que vai se tornar Rainha, Rainha-Mãe dos nativos. Mas como diz Seu Piloto, é tão grande o “escandaloso” que os planos feitos no paraíso acabam sendo frustrados. Maria se casa três vezes, morrem todos os maridos. Em meio às grandes crises que acometem a Vila: a da terra, a da praia e a do corpo. Mesmo assim, a Vila não se entrega. A sua Rainha fica louca, mas continua inspirando uma cultura de resistência.

Outras notícias