Notícias

Novo filme de Karim Aïnouz encerra 31o Cine Ceará em dezembro

Publicado em 07/10/21 às 11h17

 
O Marinheiro das Montanhas, documentário de Karim Aïnouz, foi anunciando como o filme de encerramento da 31a edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontece entre 27 de novembro e 03 de dezembro em Fortaleza, cidade natal do diretor. O longa será exibido fora de competição, e esta é sua primeira sessão no Brasil.
 
 O documentário fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, e é um diário de viagem filmado na primeira ida de Aïnouz à Argélia, país onde seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
 
O Marinheiro das Montanhas é todo narrado pelo diretor, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, transformada em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso.
 
O processo de criação se deu durante a pandemia, quando se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, época em que realizou pela primeira vez a travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo para a Argélia e seguiu até as Montanhas Altas no norte do país. 
 
Clique aqui para ler a seleção completa do Festival

Outras notícias