Notícias

“Lavoura Arcaica” volta ao Petra Belas Artes (SP) em comemoração 20 anos do filme

Publicado em 06/10/21 às 12h54

 
Lavoura Arcaica, adaptação de Luiz Fernando Carvalho para o romance homônimo de Raduan Nassar, volta a ser exibido em 35mm, no cinema Petra Belas Artes, a partira dessa quinta (07), em comemoração aos seus 20 anos. O filme tem sessões às 18h50 (exceto quarta), e sábado, domingo e terça, sessão extra às 15h. No dia 14, Carvalho participará da sessão às 18h50.
 
Interessado em filmar o romance de Raduan Nassar desde a década de 1990, o cineasta deu início à pesquisa e, junto com o próprio escritor, viajou para o Líbano em busca de um maior aprofundamento com a cultura mediterrânea. O material visual captado durante a viagem gerou o documentário Que Teus Olhos Sejam Atendidos, exibido no canal GNT, em 1997.
 
Optando por manter a prosa poética da obra original, o diretor decidiu fazer o filme sem roteiro prévio, dando ao elenco a liberdade de improvisações sobre o romance. Esse trabalho exigiu uma intensa preparação dos atores, que passaram quatro meses em retiro numa fazenda. O elenco conta com Selton Mello, Raul Cortez, Simone Spoladore e Juliana Carneiro da Cunha.
 
Lavoura Arcaica conquistou mais de 50 prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival de Cinema de Montreal, o Festival do Rio, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, o Festival de Cinema de Brasília, o Festival de Cinema de Havana, o Festival de Cinema de Cartagena, o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e o Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires.
 
O Petra Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423, São Paulo. Mais informações pelo site www.cinebelasartes.com.br, ou no telefone 11 2894 5781.

Outras notícias