Notícias

Palestras gratuitas e online abordam questões técnicas do cinema

Publicado em 28/09/21 às 09h19

 
O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” traz nesta quarta (29-9) e quinta (30-9) cinco encontros gratuitos que debatem aspectos técnicos, pedagógicos, musicais, sensoriais e históricos do audiovisual no país. “Figurino no Cinema Brasileiro” acontece, na quarta, às 10h, em encontro conduzido por Alice Alves (na imagem acima). Com experiência de 19 anos no mercado, a profissional, ela integrou a equipe de figurinistas de grandes produções do cinema brasileiro, como À Deriva e Serra Pelada, ambas de Heitor Dhalia; Falsa Loura, de Carlos Reichenbach; Antônia, de Tata Amaral, além de marcar presença na televisão, com a minissérie A Casa das Sete Mulheres e a novela O Clone.
 
O primeiro dia de debate, às 14h, traz a palestra “Cinema Brasileiro e Educação: A Educomunicação”, apresentando um panorama histórico sobre as experiências educomunicativas realizadas na América Latina e suas contribuições para uma reflexão sobre as práticas contemporâneas à luz das novas tecnologias de comunicação e informação.  O encontro será ministrado por Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo. Em seguida, às 16h, o diretor, produtor e roteirista Ricardo Favilla conduz a mesa “Cinema e Memória”, que convida a plateia a uma imersão sensorial a partir da sétima arte, por meio de sons, cores e outros efetos originados pelo cinema.
 
A mesa “O Cinema e os Povos Tradicionais" abre as atividades do dia 30, às 10h, com a presença de Carmen Gattás, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e mestra em Filosofia pela PUC-SP. Durante a conversa, ela abordará os projetos de produções cinematográficas realizadas pelos indígenas como forma de resistência cultural.
 
A “Música no Cinema Brasileiro” encerra os encontros de setembro com a atividade liderada por Ivan 13 P, diretor de Sabotage – Maestro do Canão. Ele vai apresentar características técnicas e mercadológicas do documentário musical,  passando pelo processo de criação, circuito exibidor e o cenário em festivais e em editais de apoio à produção deste gênero, cada vez mais presente no cinema nacional. Além de dirigir o festejado documentário sobre o rapper Sabotage, Ivan é publicitário com carreira em videoclipes e um dos fundadores da 13 Produções, na qual atua desde 2001 como diretor, produtor e montador.
 
Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube do Cinesolar: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil e do Centro Paula Souza: https://www.youtube.com/c/CetecCPS
 
As inscrições para as atividades de setembro do circuito de palestras podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/redebrazucah2021 até a data do respectivo encontro. A iniciativa é destinada a estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual do país. Lembrando que apenas pessoas inscritas em cada evento receberão certificados de participação.

Outras notícias