Notícias

Termina sexta (10/9) prazo de inscrições para 31o Cine Ceará

Publicado em 09/09/21 às 12h23

Termina nesta sexta (10/9), o prazo de inscrições para 3 mostras competitivas do 31º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. O evento acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021, de forma virtual, no Canal Brasil – tanto na grade linear, quanto nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – e presencial em Fortaleza, com o limite de público determinado pelo governo do estado no período do evento. As inscrições são gratuitas. 
 
Os vencedores de cada mostra competitiva receberão o Troféu Mucuripe. Além do troféu, o melhor filme da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem eleito pelo Júri Oficial receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento. 
 
A exemplo das edições anteriores, um júri convidado pelo Canal Brasil, composto por jornalistas especializados em cinema, escolhe o melhor curta nacional em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil. O Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país.  
 
 
Três mostras com inscrições abertas 
 
A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é direcionada a produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem é aberta a trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. A Mostra Olhar do Ceará é aberta a filmes de curta e longa-metragem de realizadores cearenses, radicados ou não no Ceará, e residentes no Ceará há mais de três anos.  
 
Para as três mostras podem participar da seleção filmes de animação, ficção, documentário ou experimental, concluídos a partir de janeiro de 2020. O regulamento e os formulários de inscrição para cada mostra estão disponíveis no site www.cineceara.com. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos e, no conjunto das mostras competitivas, reserva no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras. O resultado será anunciado no dia 10 de outubro.  
 
Locais de exibição 
 
Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem: presencial no Cineteatro São Luiz; no Canal Brasil – tanto na grade linear (em exibição única), quanto nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. 
 
Longas-metragens da Mostra Olhar do Ceará: presencial no Cineteatro São Luiz.  
 
Curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará: no canal do Cine Ceará no YouTube e presencial no cinema do Dragão. 
 
Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem: no canal do Cine Ceará no YouTube e presencial no Cinema do Dragão. 
 
SERVIÇO 
 
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – Inscrições abertas até o dia 10 de setembro de 2021 para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará desta edição, que acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro deste ano em formato presencial e virtual. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

Outras notícias