Notícias

Festival Internacional de Curtas de SP começa online nesta quinta (19/8)

Publicado em 18/08/21 às 18h33

 
"Carta ao Magrão" aproveita material inédito de entrevista realizada para o documentário "Democracia em preto e branco"
 
Com um total de 200 filmes, representando 39 países, a 32ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum acontece de 19 a 29 de agosto, de forma online e gratuita para todo o Brasil. 
 
Considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o evento reúne 116 títulos brasileiros vindo de 14 estados - entre eles Céu de Agosto, recém-premiado no Festival de Cannes e que tem no elenco Gilda Nomacce; Ela Que Mora no Andar de Cima, estrelado por Marcelia Cartaxo; o amazonense Seiva Bruta, com Luiz Carlos Vasconcelos no elenco e eleito como melhor curta-metragem latino-americano elo Directors’ Guild of America (DGA); e Menarca, de Lillah Halla, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes e vencedor do prêmio do público no festival Cinelatino de Toulouse (França); Carta ao Magrão, de Pedro Asbeg, aproveitando material inédito de entrevista realizada em 2010 para o documentário Democracia em preto e branco, o curta marca os 10 anos da morte do doutor Sócrates.
 
A programação ainda traz obras assinadas por Kleber Mendonça Filho, Lirio Ferreira, Marcelo Gomes, Paulo Sacramento, Cao Hamburger, Evaldo Mocarzel, Rafael Conde, Sylvio Lanna, José Roberto Torero e Wilson Barros.
 
Internacionais
 
Entre os destaques internacionais da programação estão Estrela Vermelha, do badalado diretor e ator francês Yohan Manca, e obras premiadas no Festival de Clermont-Ferrand, o mais importante evento dedicado ao curta-metragem: Irmãs (Estônia), Nadador (Suécia) e Ônibus Noturno (Taiwan). A programação inclui ainda Viagem ao Paraíso, produção do Vietnã premiada no Festival de Locarno; Casca, eleito como o melhor curta internacional do Festival de Annecy; Passagem, curta alemão que evoca as primeiras experiências pré-cinematográficas de Eadweard Muybridge (1830-1904); O Cordeiro de Deus (Portugal) e Dustin (França), ambos selecionados para o Festival de Cannes.
 
Estão presentes ainda duas elogiadas produções africanas, Chega Para Lá  (Ruanda) e O Paraíso Desce à Terra (África do Sul).
 
Programas Especiais
 
Os programas especiais jogam luz sobre a cultura indígena, com uma mostra dedicada ao festival Amotara, dedicado a mulheres cineastas, e a sessão Música e Modo de Viver dos Guaranis. A produção de jovens cineastas das periferias merece espaço nos programas Diálogos: André Novais Oliveira e Lincoln Péricles, Cine Social Club e Kinolab Tela Digital – Destaques.
 
Encontros reúnem nomes como Kleber Mendonça Filho, Graciela Guarani, Paulo Caldas, Livio Tragtenberg, Pablo Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa. 
 
Serviço:
32º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO - CURTA KINOFORUM
19 a 29 de agosto de 2021,
gratuito e online, com acesso pelo site.

Outras notícias