Notícias

Mostra resgata produção em vídeo de Joel Zito Araújo

Publicado em 19/07/21 às 10h10

 
Joel Zito Araújo. Crédito: Jacob Solitrenick
 
Começa nesta quinta (22/7) a Mostra Joel Zito - Uma Década em Vídeo, no site criado especialmente para o projeto, além de ser retransmitida pela TV dos Trabalhadores, a TVT. O cineasta mineiro ganha mostra com nove de seus filmes, realizados entre 1987 e 1997, compreendendo a produção no formato de vídeo e sua contribuição ao vídeo popular (anos 1980/90). São trabalhos raros e de difícil acesso, como São Paulo Abraça Mandela(1991), que retrata o encontro do líder sul-africano com os movimentos negros paulistas, e A Exceção e a Regra (1997), que documenta a primeira vitória jurídica na história do país de um caso de demissão por racismo.
 
A programação ficará disponível de 22 de julho a 01 de agosto de 2021, no site criado especialmente para o projeto, e será retransmitida paralelamente pela TV dos Trabalhadores (TVT).
 
Paralelamente à Mostra será lançado um catálogo, em formato de e-book. O material será composto por uma entrevista com Joel Zito, diálogos com parceiros de trabalho, como o advogado Hédio Silva Júnior e o diretor de fotografia Luiz Miyasaka, além de reflexões transversais sobre as obras, documentos e referências bibliográficas, visando ampliar o conhecimento sobre a cinematografia abordada, fichas técnicas e fotografias de cada filme.
 
Serão transmitidos em tempo real ainda três debates com autores e autoras dos textos do catálogo, como Bernardo Oliveira, Dácia Ibiapina, Débora Olimpio, Edileuza Souza, Ewerton Belico, Fabio Rodrigues, João Carlos Nogueira, Nicole Batista, Paulo Galo e Vladimir Seixas. As conversas serão mediadas pelo crítico de cinema Juliano Gomes, editor dos textos. 
 
Completando a grade de atividades, a Mostra exibirá ainda dois programas bônus: O primeiro gira em torno do material bruto do filme A Exceção e a Regra, e o segundo é composto por três programas da série Vídeo Popular - 30 Anos Depois, exibido pela TV dos Trabalhadores (TVT) em 2015 e que teve Joel como apresentador. Além da parceria com a TVT, a mostra teve o apoio da TV PUC de São Paulo, responsável pela preservação do acervo da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP).  
 
SERVIÇO:
 
MOSTRA JOEL ZITO ARAÚJO -  UMA DÉCADA EM VÍDEO
(1987-1997)
 
De 22 de julho a 01 de agosto de 2021
 
Site: www.mostrajoelzitoaraujo.com.br
 
Abertura: 24/07, às 19h30, com Cida Bento e mediação de Juliano Gomes
 
Conversas mediadas por Juliano Gomes:
 
26/07, às 19h30
I- Das Fábricas às Ruas: Memórias e Atualidade das Lutas Trabalhistas - Com Paulo Galo, Ewerton Belico e Vladimir Seixas
 
28/07, às 19h30
 
II - Vanguarda das Lutas: Mulheres Negras na Conquista de Direitos - Com Dacia Ibiapina, Débora Olimpio e Fabio Rodrigues Filho
 
28/07, às 19h30
 
III - Movimentos Negros: Faces de Uma Luta Coletiva - com Bernardo Oliveira, Edileuza Penha Souza e João Carlos Nogueira
 
Masterclass de encerramento: 01/08, às 19h30, com Joel Zito Araújo

Outras notícias