Notícias

Documentário "Segredos do Putumayo" será exibido na Irlanda

Publicado em 19/07/21 às 09h55

Dirigido por Aurélio Michiles, o documentário Segredos do Putumayo é um dos destaques do festival irlandês Galway Film Fleadh, que acontece entre os dias 20 e 25 de julho. Premiado com Menção Honrosa no Festival É Tudo Verdade 2020, o filme ainda é inédito nos cinemas brasileiros.
 
Segredos do Putumayo retrata a investigação feita pelo irlandês Roger Casement, enquanto cônsul britânico no Brasil, no começo do século XX, sobre os assassinatos de 30 mil índios mantidos em regime de escravidão para coletar toneladas de borracha, no Brasil, Peru e Colômbia. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo ator Stephen Rea, indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993 (e conhecido pelo público nos sucessos V de Vingança, Entrevista com o Vampiro e Traídos pelo Desejo).
 
O filme teve locações na Colômbia e nos arredores de Tabatinga e Manaus entre os meses de abril e maio de 2019. Foram colhidos depoimentos de indígenas Bora, Uitoto e Okaina e Muinane, que perderam 30 mil dos seus ancestrais no início do século XX.
 
O filme também apresenta depoimentos do historiador Angus Mitchell, que publicou em 1997 o inédito Diário da Amazônia, escrito por Roger Casement durante seu inquérito no Putumayo (Colômbia), e do escritor amazonense Milton Hatoum.

Mais informações em https://www.galwayfilmfleadh.com/

Outras notícias