Notícias

Itaú Cultural lança plataforma de acesso gratuito com produções nacionais

Publicado em 17/06/21 às 12h18

 
 
  O Itaú Cultural lança no próximo sábado (19), quando se comemora o Dia do Cinema Nacional, sua plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que exibirá apenas produções brasileiras gratuitamente, ao menos, num primeiro momento. Ao todo, nessa estreia serão 135 produções com representantes de todos os estados brasileiros, divididas em 16 mostras temáticas.
 
Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, explica que as produções presentes na plataforma foram todos selecionados por uma seleção. “Não há um filme na plataforma que não faça parte de uma curadoria.” Além disso, ele ressalta que um dos objetivos é a formação de público, para isso, além das obras de audiovisual, a plataforma contará com textos e links que ajudarão na compreensão e debates.
 
As produções são divididas em eixos temáticos, como Históricos, Diretores em Destaque, Cinema de Autoria Negra, Animações e Festivais. A seleção inclui parte da filmografia de Glauber Rocha, filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe; e também produções assinadas por Luiz Carlos Barreto, sobre futebol, com destaque para Isto é Pelé, do próprio Barreto e Eduardo Escorel, e Garrincha, A Alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade.
 
A cada 15 dias, a plataforma trará novos títulos, e, segundo Saron, cerca de 230 já estão licenciados para estrearem nas próximas semanas. Até setembro, a plataforma Itaú Cultural disponibilizará apps para celulares e deverá chegar às smart TVs. A nova fase inclui também o chamado Itaú Cinema, que, eventualmente, poderá cobrar pelos títulos.
 
Além de longas e curtas, a plataforma conta com parcerias que trarão conteúdos especiais, como o Instituo CPFL, que apresenta o Café Filosófico; e a Flip, com suas mesas de debate. O Itaú Cultural Play contará com parcerias com festivais, como o próprio Itaú Cultural já fazia, como o É Tudo Verdade e In-Edit, atualmente em cartaz. A plataforma tem também como objetivo destacar a produção de grupos diversos, com destaque para cinema de autoria negra, feminina e dos povos indígenas e quilombolas.
 
Qualquer pessoa residente no Brasil e maior de 18 anos já pode se cadastrar no site: https://www.itauculturalplay.com.br/. Para mais informações, entre em contato com atendimento@itaucultural.org.br

Outras notícias