Notícias

Série com produções gaúchas resgata a história de Porto Alegre

Publicado em 28/05/21 às 10h29

 
A série O Cinema e A Cidade resgata quatro décadas de história de Porto Alegre, por meio de produções locais dos últimos anos, e será exibida às sextas-feiras de junho (de 4 a 25), às 21h30, com reprises aos sábados, às10h30; domingos, às 02h30, segundas-feiras, às 08h30, e terças-feiras, às 19h, e quinta-feira, às 09h, no canal a cabo Prime Box Brazil. Produzido pela Pironauta e coproduzido pela Firma Filmes, o programa é estruturado em imagens originais das obras analisadas e depoimentos dos respectivos realizadores.
 
Dirigido por Eduardo Wannmacher e produzido por Frederico Mendina, o seriado começa com a geração dos anos de 1980, que conta com depoimento Carlos Gerbase, diretor de Inverno (1983), com Luciene Adami e Werner Schunneman, na imagem acima. O episódio seguinte traz uma análise do curta Ângelo Anda Sumido (1997), de Jorge Furtado.
 
O terceiro episódio tem como tema o cinema fantástico, com criaturas e lendas mágicas, apresentando a animação Reino Azul (1989), de Otto Guerra. Além disso também abordará a produção de ficção-científica e terror, com o curta Sob Águas Claras e Inocentes (2016), de Emiliano Cunha, também integra o roteiro do seriado.
 
O último capítulo abordará tema urgentes do presente, como a diversidade de gênero, o racismo, a ocupação de lugares públicos e as manifestações sociais. As questões serão vistas em filmes como documentário O Caso do Homem Errado (2017), de Camila de Moraes, entre outros títulos.
 
Crédito da Imagem: Casa de Cinema de Porto Alegre/Divulgação

Outras notícias