Notícias

Cineasta Joel Zito Araújo é o convidado de uma live na AllTV nesta quinta (27)

Publicado em 27/05/21 às 11h10

Nesta quinta (27/5), às 20h, realiza-se na All TV/Youtube uma live com o cineasta brasileiro Joel Zito Araújo. Para conversar com o diretor, participam os jornalistas Ana Cristina Rosa, Luiz Paulo Lima, Ricardo Lessa, Rui Xavier e o cartunista Ique. Mediação: Sergio Tulio Caldas
 
Diretor, roteirista, produtor e escritor, Joel Zito Araújo tem conquistado reconhecimento e respeito internacional por debater o racismo e a desigualdade em seus filmes e documentários. Sua obra inclui filmes premiados mundo afora como o Meu Amigo Fela (2019, cinebiografia sobre o músico Fela Kuti, vencedora em mostras no Brasil, África e Estados Unidos), A Negação do Brasil (documentário ganhador do Festival É Tudo Verdade em 2001), As Filhas do Vento (2005, longa ficcional vencedor do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado). Ele assinou também o documentário Raça.  
 
Mineiro de Nanuque, atualmente morando na África, em Cabo Verde, Joel Zito, desde os anos 1980 têm desenvolvido estudos acadêmicos e apontado suas lentes para as questões raciais. Ao mesmo tempo, revelou-se um diretor comprometido com a causa das mulheres - que, ao lado dos negros, são menosprezadas numa sociedade preconceituosa e machista. Não à toa, sua cinematografia costuma iluminar o protagonismo de mulheres negras, como no premiado média-metragem Almerinda, uma Mulher de Trinta (1989), focado em Almerinda Farias Gama (1899-1992), uma das primeiras negras na política do país. Também vale citar Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, cujo roteiro conta o sonho de mulheres pobres que vão tentar a vida na Europa, mas acabam vítimas da exploração sexual. 
 
No momento, o diretor finaliza seu novo longa ficcional O Pai da Rita, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021.
 
Serviço
Live com Joel Zito Araújo
Quinta, 27/05
20h
 
Para participar acesse:
https://www.alltv.com.br
Youtube.com/Alltvtube

Outras notícias