Notícias

Plataforma Todesplay exibe mostra de filmes sobre Jacarezinho

Publicado em 14/05/21 às 17h08

A plataforma Todesplay vai receber essa semana a mostra Jacarezinho, favela que me viu crescer, que é uma forma de gritar pela liberdade dos moradores da favela do Jacaré, comunidade que sofreu, no dia 6 de maio, a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. Os filmes fazem parte da curadoria do Coletivo Cafuné na Laje, coletivo que atua dentro da comunidade do Jacarezinho. A mostra fica disponível de forma aberta na plataforma até dia 19 de maio.
 
O Coletivo Cafuné na Laje é um movimento independente de arte-educação atuante no Rio de Janeiro, constituído de facilitadores que buscam otimizar o processo de aprendizado organizando estratégias autônomas de ensino. Utilizamos ferramentas artísticas, tendo o cinema e a fotografia como principais linguagens, com a finalidade de gerar reflexão crítica e estimular a preservação da memória atribuindo arte e tecnologia a esse processo orgânico de troca entre indivíduos.

A mostra contará com quatro filmes realizados por crianças da comunidade do Azul, que fica dentro do Jacarezinho, onde acontecem as oficinas de cinema do Cafuné na Laje. Outro filme presente será o curta-documentário Favela que me viu crescer, que entrelaça as narrativas e relações de afeto construídas ao longo tempo com o Jacarezinho, além do vídeo "Ato contra a chacina no Jacarezinho" gravado no último dia 7 de maio na comunidade do Jacaré.

 Confira no endereço da plataforma.

Outras notícias