Notícias

Intelectuais e cineastas debatem o cinema operário no Youtube

Publicado em 22/04/21 às 12h20

Neste sábado (24), a partir das 19h, realiza-se um debate online sobre o ciclo de “cinema metalúrgico”, que teve no cineasta Renato Tapajós seu principal nome. Intitulado “Cinema Operário e a obra de Renato Tapajós”, o evento reúne professores universitários (Ricardo Antunes, da Unicamp, Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier, da USP, e Marcos Corrêa, autor do livro “Filmar Operários – Registro e Ação Política de Cineastas Durante a Ditadura Militar no Brasil”), e os cineastas Jorge Bodanzky, Roberto Gervitz e Toni Venturi. A apresentação é do cineasta Evaldo Mocarzel e mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano, acontecendo no canal oficial de Evaldo Mocarzel no Youtube..
 
Três documentaristas, que também participaram do ciclo do cinema “metalúrgico” (operário ou social) têm participação especial no programa – João Batista de Andrade, Adrian Cooper e Lauro Escorel. O cineasta Joel Zito Araújo, que trabalhou com Renato Tapajós na produtora Tapiri, também dá seu testemunho.
 
O professor Marcos Corrêa dedicou ao “Cinema Metalúrgico”, realizado no ABC e na capital paulista nos anos 1970, início dos 80, sua tese de doutorado. Ele levantou 26 títulos produzidos no período. Operários da Volkswagen, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, realizado em 1974, foi o primeiro título documental a se ocupar dos operários (no caso, um operário brasileiro, visto em seu cotidiano e comparado a um operário da Volks alemã).
 
Os outros 25, realizados entre 1976 e 1984, tiveram seu momento mais efervescente na virada em 1978, 1979 e 1980, quando ocorreram as grandes greves metalúrgicas.
 
 A partir de primeiro de maio, a TVT (TV dos Trabalhadores) dedicará um ciclo de filmes metalúrgicos aos espectadores. Ao longo de três meses, sempre aos sábados (21h00), a sessão CineTVT apresentará filmes de Renato Tapajós (Linha de Montagem é o filme inaugural), João Batista de Andrade, Roberto Gervitz e Sérgio Toledo, Cláudio Kahns, entre outros.

Outras notícias