Notícias

Festival AVXLab discute formatos alternativos de cinema com shows e performances

Publicado em 22/04/21 às 12h05

Com foco na produção da arte audiovisual contemporânea, o Festival AVXLab 2021 apresenta um conjunto de shows, performances e exposições de arte, acompanhado de debates e seminários, que aprofundam o pensamento em torno dos formatos alternativos de cinema. Com programação gratuita, o evento ocorre em modo online de 23 a 30 de abril.

Desde 2016, o AVXLab fomenta a pesquisa e a experimentação do cinema expandido, apresentando novas vivências, formas e sensações ao público a partir de expressões de arte que se utilizam de recursos audiovisuais e da tecnologia para criação de experiências e ambientes de características múltiplas de interatividade e "imersividade" e/ou formatos híbridos que vão muito além da tela de cinema ou TV. Ao longo das dificuldades da pandemia, o AVXLab se firmou como uma referência sobre a reflexão da produção audiovisual nas redes, organizando encontros, performances e debates.

É a partir das experimentações realizadas durante o isolamento que nasce o tema desta edição: lugar in>comum, questionando o que é o lugar de encontro a partir do momento em que nossa sociabilidade torna-se cada vez mais mediada por dispositivos. O desafio envolvido neste tema é redesenhar as noções de "comum" e "comunidade" para que caibam na atual realidade das relações, dos espaços e presenças.

Com curadoria do pesquisador e gestor cultural Demétrio Portugal e do artista e pesquisador em novas mídias Lucas Bambozzi, a programação do festival aborda novas fronteiras da construção narrativa, das experiências imersivas e do diálogo da arte com o audiovisual contemporâneo.  

Durante cinco dias (programação de abertura na sexta, 23/4; terça, quarta, quinta e programação de encerramento na sexta, 30/4) o AVXLab apresenta ao público uma programação estruturada em quatro eixos curatoriais -- performances, seminário, exposição e entrevistas --, que se entrelaçam numa programação diversificada que abarca apresentações audiovisuais, intervenção urbana, ação na web e jam ao vivo.

Performance

Dentro da programação de abertura do festival na sexta, dia 23/04, as artistas Bianca Turner e Sandra-X organizam o projeto "Afluências", inspirado pelas águas e rios subterrâneos, com apresentação da performance ao vivo "Aquífera" e participação de outras três artistas - Anahí Asa, Charlene Bicalho e Marion Hesser.

Confira as demais atrações no site do festival, leia abaixo:

 
SERVIÇO:
 
Festival AVXLab 2021
De 23 a 30 de abril; programação completa disponível no site: http://avxlab.org
Classificação indicativa: Livre
Grátis


Outras notícias