Notícias

Mostra online reúne filmes e debates com cineastas e poetas árabes

Publicado em 31/03/21 às 15h09

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A mostra exibe filmes de Annemarie Jacir e Nujoom Al-Ghanem 
 
De 7 a 11 de abril, a mostra Mulheres Árabes - Cinema & Poesia oferece, gratuitamente e online, dez filmes entre curtas, médias e longas metragens de Annemarie Jacir (Palestina) e Nujoom Al-Ghanem (Emirados Árabes), diretoras e poetisas árabes aclamadas pela crítica internacional. A mostra totalmente é realizada pela Women and Film and Television do Brasil - WIFT Brasil com patrocínio da Lei Aldir Blanc. 
 
A programação inicia-se na quarta (7/4), às 17h, com o ENCONTRO COM AS REALIZADORAS, em que Annemarie Jacir e Nujoom Al-Ghanem irão compartilhar suas experiências com o público, sob a mediação da curadora da mostra, Nágila Guimarães (WIFT Brasil). Além da exibição dos filmes, o programa conta com outras atividades como “Tamo junta: Poéticas de Fronteiras”, com Christina Queiroz (jornalista e doutora em Letras pela USP) e mediação de Maristela Sanches Bizarro (Doutoranda em Literatura Brasileira e co-fundadora da WIFT Brasil) e o Sarau “Mulheres de Palavra”: Poesias de mulheres árabes e da periferia paulistana, com Paula Pretta (atriz, musicista e poetisa), Rose Doreia (poetisa - Sarau Cooperifa) e Victória dos Santos (poetisa e musicista). Performances da vídeo artista e performer Estela Lapponi, inspirada na poesia de Annemarie Jacir e Nujoom Alghanem. Direção: Paula Pretta - WIFT Brasil.
 
Toda a programação da mostra será veiculada por meio da  plataforma TodesPlay.
 
As diretoras
Annemarie Jacir é uma das principais figuras da "Nova Onda do Cinema Árabe", com dois filmes que estrearam como seleções oficiais do Festival de Cannes, um em Veneza, Berlim e Locarno. O seu filme de estreia, Sal deste Mar, foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina. Todos os seus três filmes foram inscritos oficialmente no Oscar como representantes da Palestina. Annemarie também é curadora e mentora, promovendo ativamente o cinema independente na região. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA) e  cofundadora da recém-criada Dar Yusuf Nasri Jacir para Arte e Pesquisa em Belém, cumprindo um sonho de família em estabelecer um espaço para as artes na Palestina.
 
Nujoom Al-Ghanem  é uma poeta, artista e diretora de cinema dos Emirados Árabes. Ela publicou oito coleções de poesia e dirigiu mais de vinte filmes. Al Ghanem é ativa em sua comunidade e é considerada uma escritora e cineasta bem estabelecida no mundo árabe. Ela é cofundadora da Nahar Productions, produtora de filmes com sede em Dubai. Atualmente ela trabalha como mentora profissional em cinema e redação criativa, além de consultora cultural e de mídia.
 
WIFT
Organização que faz parte de uma rede mundial fundada em 1973 em Los Angeles como reação ao desequilíbrio de gênero no setor audiovisual. A rede proporciona suporte profissional, oportunidades de networking e reconhecimento para mulheres que trabalham em cinema, televisão e mídia digital.
 
A WIFT Brasil integra cerca de cinquenta filiais distribuídas em todos os continentes e interligadas por meio da WIFT Internacional, que foi estabelecida como a rede global para conectar todas as WIFTs, todas trabalhando com o mesmo objetivo de paridade de gênero e diversidade.
 
SERVIÇO
Mostra Mulheres Árabes, Cinema e Poesia 
07/04 a 11/04 
Online e gratuito na plataforma TodesPlay 
(informações sobre reservas de ingresso)
Os filmes terão exibição apenas para território brasileiro e limite de 300 visualizações. Os demais eventos ficarão online e disponíveis até o final da mostra. 
 
Acompanhe as redes sociais da mostra: 
 
Facebook

Instagram


Outras notícias