Notícias

CineFestival abre inscrições para webinários gratuitos

Publicado em 05/03/21 às 18h16

Começam hoje as inscrições dos webinários da quarta edição do CineFestival, festival de cinema do Vale do Jaguaribe (CE). Os interessados podem se candidatar de forma online, até dia 12 de março de 2021, pelo site oficial (cinefestival.com.br). A participação do inscrito ocorre de modo inteiramente gratuito, sendo ofertada vagas limitadas. O resultado com a confirmação da lista de inscritos sai dia 15 de março de 2021, pelo blog oficial do evento e também por e-mail aos interessados.
 
O encontro busca estimular o aprimoramento ou desenvolvimento de potenciais habilidades dos inscritos na atividade, além de cooperar na troca de conhecimentos no meio artístico audiovisual. As conversas serão conduzidas por realizadores reconhecidos do audiovisual, são eles:
 
    • Cíntia Domit Bittar (sócia-fundadora da Novelo Filmes, atuando como diretora, produtora, montadora e roteirista);
    • Fernanda Chicolet (atriz especialista em dramaturgia e atuação);
    • José Agripino (formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac e desenvolve trabalhos de marketing para cinema).
 
Saiba mais sobre cada webinário e seus palestrantes:
 
    • COMO POTENCIALIZAR A REALIZAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM?
Uma conversa sobre o audiovisual brasileiro independente no formato curta-metragem, apresentando caminhos, técnicas e exemplos para as principais etapas da realização, da ideia inicial à difusão.
 
Data: 16/03
Horário: 19h às 20h30
Sala de bate-papo (link via e-mail)
 
Cíntia Domit Bittar é sócia-fundadora da Novelo Filmes (Florianópolis), onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista. Desde 2011, participa de renomados festivais nacionais e internacionais com obras posteriormente licenciadas para canais de TV. A atuação mais recente como roteirista e diretora foi no curta-metragem “Baile”, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, e qualificado ao Oscar ao ser premiado como Melhor Curta no 60º FICCI - Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias. Destaque também para os prêmios de Melhor Direção no 29º Curta Cinema - Rio ISFF, Top 10 do público no 30º Kinoforum - São Paulo ISFF;  para as seleções oficiais no 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF; 38º Uruguay IFF e 21º Festival do Rio. Além da realização audiovisual, atua nacionalmente em comissão de seleção de projetos em editais e de filmes (como para o Festival de Brasília 2020), em atividades formativas e palestras. Ainda no audiovisual, atua ativamente em entidades representativas do setor.
 
    • ATUAÇÃO PARA CINEMA
A criação e a utilização de todo o trabalho preparatório do ator/atriz no set de filmagem. Serão abordados: o espaço da atuação em um ambiente frio e tecnológico; a apropriação de texto; noções de dramaturgia; e os limites à (re)criação da atriz/ator nos roteiros cinematográficos.
 
Data: 17/03
Horário: 15h30 às 17h
Sala de bate-papo (link via e-mail)
 
Fernanda Chicolet graduou-se na ECA/USP (2005), especializando-se em interpretação e no CPT, de Antunes Filho, e em dramaturgia e atuação, em 2004. Desenvolve sua carreira na articulação entre o roteiro e a atuação, trabalhando como atriz dos seus roteiros e roteirista de seus papéis. Por seu trabalho como atriz e cineasta, recebeu mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. É atriz, roteirista e co-diretora de quatro curtas-metragens que já foram exibidos em cerca de 100 festivais de cinema no Brasil e no exterior. São eles: “Aphasia”, “Animador”, “Colostro” e "Demônia – Melodrama em 3 Atos”. Atuou nos longas metragens “Paredes Nuas”, de Ugo Giorgetti, “Linha de Fuga” de Alexandre Stockler, “Homem de Onça” de Vinícius Reis, “Raia 4'' de Emiliano Cunha e ''O Livro dos Prazeres” de Marcela Lordy. Atualmente, desenvolve os roteiros de longa metragem “Talismã”, “Satélite” e “Branco Breu”, além da série de TV #Momus.
 
    • COMO CONSTRUIR A AUDIÊNCIA PARA SEU CURTA-METRAGEM?
Vamos trazer ideias de como planejar o lançamento e divulgação de um curta-metragem. Serão abordados: as etapas do processo de exibição em festivais; o lançamento online; o uso das redes sociais; o trabalho com a imprensa; e a preparação do material de divulgação.
 
Data: 18/03
Horário: 20h às 21h30
Sala de bate-papo (link via e-mail)
 
José Agripino, formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Há 6 anos trabalha com marketing para cinema participando do lançamento de mais de 50 filmes brasileiros, entre eles “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “Que Horas Ela Volta”, “As Duas Irenes" e "Deslembro''. Participou de alguns laboratórios e oficinas onde aprimorou os conhecimentos de distribuição e audiência, entre eles podemos destacar: Berlinale Talent Campus, EAVE Marketing Workshop 2016 e o Locarno Academy. Atualmente trabalha como analista de mídias digitais de campanhas de lançamento de filmes nas plataformas VOD na Sofa Digital.
 
O CineFestival
 
O CineFestival - Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe chega a sua 4ª edição em 2021 de forma online e gratuita, e ocorrerá de 15 a 20 de março, incluindo exibições de filmes, debates, webinários e apresentações especiais.
 
Todos os filmes serão exibidos gratuitamente através de plataforma online ao longo dos cinco dias de festival, que tem curadoria de Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão, e produção e realização de Allan Deberton, cineasta premiado com Pacarrete (2019).
 
Na edição de 2021, o CineFestival homenageará Veronica Guedes, diretora do For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.
 
Serviço:
Webinários de “Produção de Curta-metragem” (Cíntia Domit Bittar); “Atuação” (Fernanda Chicolet); e “Audiência de Curta-Metragem” (José Agripino)

Inscrições gratuitas, de hoje (sexta-feira, 5) até o dia 12 de março, via cinefestival.com.br


Outras notícias