Notícias

Panorama Internacional Coisa de Cinema começa com "Antena da Raça", sobre Glauber Rocha

Publicado em 24/02/21 às 10h16

 
Começa hoje (24/2) a 16ª edição do festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, que prossegue até dia 3 de março, em programação totalmente online e gratuita. 
 
O filme de abertura será o documentário Antena da Raça (foto), de Luis Abramo e Paloma Rocha, que recupera a figura de Glauber Rocha, pai da co-diretora, a partir de imagens de 1979. Naquele ano da Anistia, Glauber conduzia o programa Abertura, na TV Tupi, entrevistando diversos personagens pelas ruas, tomando o pulso de um país que lutava para superar o sombrio legado da ditadura militar de 1964. Os diretores contrapõem às imagens de Glauber suas próprias imagens do Brasil conturbado de 2018. 
 
Antena da Raça será disponibilizado às 20h desta quarta (24) e ficará disponível por 24 horas. Antes disso, às 19h, no canal do Panorama no Youtube, os coordenadores do festival, Cláudio Marques e Marília Hughes, apresentam a edição.
 
Outras atrações
Com três mostras competitivas (Nacional, Internacional e Baiana) e homenagens a Conceição Senna e Fernando Coni Campos, o festival traz na sua programação a estreia mundial do documentário Depois da Primavera, de Isabel Joffily e Pedro Rossi, que conta a história dos irmãos sírios Adel e Hadi Bakkour, que trocaram Aleppo pelo Rio de Janeiro, deixando para trás sua mãe, Lawahez, e seu pai, Abdo. A família se reencontra seis anos após a separação, em um Brasil polarizado. Este filme será disponibilizado à 0h do dia 27 de fevereiro e estará acessível por 24 horas, assim como os demais filmes da programação. 
 
Fazem parte da competição internacional do Panorama 18 títulos, entre longas e curtas, provenientes de 19 países. Entre eles, The Earth is Blue as an Orange, de Iryna Tsilyk (Ucrânia/Lituânia), vencedor do prêmio de melhor direção no mais recente Festival de Sundance, e o filme português A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, ganhador de uma série de prêmios em festivais, como o FIPRESCI da seção Encontros do Festival de Berlim, e diversos outros no IndieLisboa, Dokufest, San Sebastián e Taipei.
 
O acesso à plataforma de streaming (Amazon AWS) será feito através de cadastro no site do festival. 
 
Confira a programação no site do festival.

Outras notícias