Notícias

Sessão Mutual de dezembro no IMS, gratuita e online, vigora até quinta (17)

Publicado em 15/12/20 às 16h24

Prosseguindo agora em formato online, a Sessão Mutual de dezembro do IMS, intitulada “O delírio do momento”, reúne cinco filmes que fazem parte do projeto de restauração da Milestone Films, que há cerca de 30 anos recupera obras de estilo autoral e independente. A curadoria da sessão é de Aaron Cutler e Mariana Shellard.
 
São dois programas, o primeiro reunindo três curtas musicais: Sobre Sapateado, de George T. Nierenberg (1985), que entrevista alguns dos grandes nomes desta arte, como Steve Condos, Chuck Green e Jimmy Slyde, com uma participação especial de Gregory Hines; Carrossel de Pontes, de Shirley Clarke (1958), uma esplêndida experiência visual e musical em torno das pontes de Nova York, assinada por esta cineasta que foi um ícone do cinema experimental; e Quando Chove, de Charles Burnett (1995), pequeno relato sobre as peripécias de Babu, homem que tenta ajudar uma mulher que está sendo despejada no final do ano, pedindo dinheiro emprestado a amigos e conhecidos, rodado no bairro de Watts (Los Angeles), onde nasceu o diretor do filme.
 
O Programa 2 consiste de um curta e um longa. O longa é Os irmãos Cruz e a senhora Malloy, filme de estreia de Kathleen Collins (1979), que também é conhecida como dramaturga, mas aqui adapta romance não publicado de Henry H. Roth, que aqui funciona como corroteirista. Impregnado de uma sutil mistura de realismo mágico e crítica social, o enredo acompanha três irmãos latinos, em que o mais velho, Victor, ouve constantemente a voz e as imprecações do pai morto. Os três são contratados por uma velha senhora para reformar sua grande casa, em que ela planeja realizar uma grande festa antes de sua morte. 
 
O curta, Transmagnifican Dambamuality, de Ronald K. Gray (1976), cinegrafista e coprodutor dos filmes de Kathleen Collins, retrata, em preto-e-branco, os esforços de um jovem para manter seu espaço no pequeno apartamento familiar, esquivando-se, através da música, dos conflitos com a irmã e a mãe.
 
Os filmes ficam disponíveis gratuitamente até quinta (17-12), às 23h59, através da plataforma Video on Demand. Mais detalhes sobre os filmes, além de materiais a seu respeito, e instruções sobre este acesso estão no link: https://ims.com.br/eventos/o-delirio-do-momento-sessao-mutual-films/

Outras notícias