Notícias

Cinefoot inicia sua 11ª edição, online e gratuita, na sexta

Publicado em 16/11/20 às 11h05

 
O filme italiano "A última partida de Pasolini", de Giordano Viozzi, será exibido no encerramento do Festival
 
Único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, o Cinefoot realiza sua 11a edição de 20 a 27 de novembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.
 
Dos 76 títulos que integram a programação geral, 59 filmes são brasileiros e 17 internacionais oriundos da Argentina, França, Itália, Peru, Colômbia, México, Uruguai, África do Sul, República Tcheca, Portugal e uma coprodução Alemanha/Palestina. Há filmes brasileiros representantes de todas as regiões do país.
 
A atração de abertura, na sexta (20), às 20h30, será o documentário argentino Loteca, de Mauro Beccaría. O filme relembra a data de 6 de maio de 1984, quando o time de futebol Racing de Córdoba sai para jogar com motivação extra: se ganharem do Ferro, seus jogadores vencerão o PRODE, a loteria dos resultados esportivos que apaixonaram os argentinos nos anos 70 e 80. Ganhar os 2 milhões de dólares da loteria depende deles.
 
Já no encerramento, na sexta (27), também às 20h30, será exibido o filme italiano A última partida de Pasolini, de Giordano Viozzi. O filme relembra 14 de setembro de 1975, em San Benedetto del Tronto, onde o cineasta Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte. Usa-se o este jogo de futebol para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.
 
Homenagens e atividades paralelas
 
Serão 38 horas de conteúdo distribuídas por 31 sessões, que permanecerão disponíveis por um período extra após a estreia, podendo variar de dois até seis dias para visualização, conforme a mostra da qual o filme participa. 
 
O México, anfitrião da Copa do Mundo de 1970, e a República Tcheca, que celebra o centenário das relações diplomáticascom o Brasil, são os países homenageados em 2020.
 
Desde o ano passado, o Cinefoot introduziu uma sessão especial para o formato seriado. Em 2020, exibirá a estreia da série baiana Donas do Baba, direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna.A série documental traz histórias e rotinas de mulheres com diferentes relações com o futebol. “Baba” é uma expressão popular baiana que se refere a uma partida informal.
 
Além das exibições, a programação do Cinefoot apresenta atividades paralelas com a consagrada mesa-redonda, que reúne bate-papos com convidados comandados pelo Museu do Futebol, LEME/UERJ-Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Ludopédio e Centro de Artes UFF-Universidade Federal Fluminense.
 
O Cinefoot presta homenagem ao goleiro Moacir Barbosa e ao Negritude F.C., concedendo a Honraria Gol de Placa 2020.
 
Os filmes vencedores do Cinefoot 11 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, dia 27/11, às 20h30.
 
SERVIÇO
 
CINEFOOT 11
20 A 27 DE NOVEMBRO
ONLINE E GRATUITO PARA TODO O BRASIL
PARA ASSISTIR, CADASTRE-SE EM WWW.INNSAEI.TV
Programação completa: www.cinefoot.org

Outras notícias