Notícias

Ficção científica "Gravidade", com George Clooney, abre Festival de Veneza

Publicado em 05/07/13 às 09h25

 A ficção científica Gravidade, do diretor mexicano Alfonso Cuarón (E Sua Mãe Também, Filhos da Esperança), será o filme de abertura do próximo Festival de Veneza, numa exibição em 3D, no dia 28 de agosto. Sandra Bullock (Um Sonho Possível, A Proposta) e George Clooney (Amor Sem Escalas, Syriana – A Indústria do Petróleo) encabeçam o elenco.

A última vez que Veneza abriu seu festival com um filme de ficção científica foi em 2000, com Cowboys do Espaço, de Clint Eastwood.

Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial com o astronauta veterano Matt Kowalsky (Clooney) no comando do seu último voo antes de se aposentar. Durante uma aparentemente rotineira operação espacial ocorre um acidente. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão.

O silêncio confirma que eles perderam qualquer ligação com a Terra e qualquer chance de resgate. Conforme o oxigênio se esgota, o medo vai se tornando pânico. E, provavelmente, o único jeito de ir para casa seja encarar a imensidão assustadora do espaço. 

O roteiro de Gravidade foi escrito por Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón. Alfonso Cuarón e David Heyman (filmes Harry Potter) são os produtores do filme.  A equipe de bastidores inclui o diretor de fotografia já indicado ao Oscar Emmanuel Lubezki (Filhos da Esperança, O Novo Mundo), o designer de produção Andy Nicholson (supervisor da direção de arte de Alice no País das Maravilhas), os editores Alfonso Cuarón e Mark Sanger (editor de efeitos visuais de Alice no País das Maravilhas) e a figurinista Jany Temime (filmes Harry Potter). Os efeitos ficaram a cargo do supervisor de efeitos visuais, indicado ao Oscar, Tim Webber (Batman - O Cavaleiro das Trevas) e o supervisor de efeitos especiais, vencedor do Oscar, Neil Corbould (Gladiador). A música é de Steven Price (Ataque ao Prédio).

 O filme tem estreia brasileira prevista para 11 de outubro e será lançado em 3D, 2D e IMAX.

 Cuarón em Veneza

A história do diretor neste festival começou em 2001, quando seu filme E Sua Mãe Também ganhou o prêmio de melhor roteiro (para Carlos e Alfonso Cuarón) e o troféu Marcello Mastroianni para os então novatos Gael García Bernal e Diego Luna.

 Em 2006, outro filme do diretor, Filhos da Esperança, ganhou o prêmio de melhor fotografia (para Emmanuel Lubezki, também diretor de fotografia em Gravidade). Em 2007, o corroteirista de Gravidade, Jonas Cuarón, exibiu seu filme de estréia, Año Duña, na Semana da Crítica em Veneza.

Assista ao trailer do filme

Neusa Barbosa


Outras notícias