Além da lenda - Filme

Ficha técnica

  • Nome: Além da lenda - Filme
  • Nome Original: Além da lenda - Filme
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2022
  • Gênero: Animação, Infantil
  • Duração: 86 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Marília Mafé, Marcos França
  • Elenco:

País


Sinopse

Cobiçado por entidades mágicas estrangeiras, um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore nacional. Quando acaba perdido, chega às mãos de um garoto chamado Lucas, que, mesmo sem saber, deverá proteger nosso folclore.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

28/07/2022

Partindo de uma série de televisão de 2018, a animação Além da lenda – O Filme expande as histórias e os personagens no longa dirigido por Marília Mafé e Marcos França. A ideia é adaptar histórias do folclore brasileiro para o cinema de uma forma lúdica e divertida que as faça chegar, em especial, às crianças pequenas com uma linguagem acessível e personagens carismáticos.
 
Ao tocar numa questão tão cara à cultura brasileira, como o folclore, o filme tem o cuidado de não ser superficial, nem didático de uma forma exacerbada e sem graça. A trama, assinada por Bruno Antônio, Erickson Marinho e Ulisses Brandão, é contada em forma de aventura, envolvendo um livro sagrado que reúne todas as lendas nacionais e é mantido numa montanha vista apenas uma vez por ano, no dia do Saci, 31 de outubro. Mas, com o tempo, a data passou a ser dominada pelo Halloween.
 
O filme traz essa da valorização da cultura nacional, sem necessariamente vilanizar de forma xenofóbica o estrangeiro. A questão é criar uma conscientização do público infantil da importância de nossos símbolos e narrativas. E Além da lenda faz isso com qualidade técnica e colorido vibrante.
 
O enredo segue com um trio de criaturas estrangeiras que vêm ao Brasil para capturar o livro. Este, por sua vez, acaba perdido pela Comadre Fulozinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira, e vai parar nas mãos do menino Lucas, um garoto, digamos, com o gosto colonizado por elementos estrangeiros, como super-heróis e games, e viciado em tecnologia.
 
Novamente, Além da Lenda – O Filme não é uma lição ou uma espécie de bronca nas crianças que usam excessivamente eletrônicos. De uma forma divertida e com elementos futuristas, o longa apresenta a cultura nacional de forma atrativa e empolgante para um público infantil, que, por diversos motivos, pode ter se afastado dela. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança