Virar Mar

Ficha técnica


País


Sinopse

Combinando várias formas de narrar, o filme investiga relações humanas usando a água como mediadora e observa o cotidiano em duas regiões: o sertão brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

21/07/2022

Combinando documentário, ficção e experimentalismo, Virar Mar é um filme sobre um assunto de extrema urgência num mundo cada vez mais degradado: a crise hídrica. Dirigido pelo alemão Philipp Hartmann e o brasileiro Danilo Carvalho, o longa transita entre regiões dos dois países, tendo como mediador desse diálogo o uso da água.
 
Um bem global e primordial à vida que cada vez mais se torna uma mercadoria, a água é mostrada tanto como algo material como mítico, uma força da natureza de forma realista e metafórica, cujo excesso ou escassez pode unir povos em prol da vida em comum. E é isso que está na raiz do filme: os pântanos de Dithmarschen (no norte da Alemanha) e a seca no sertão brasileiro.
 
A partir do esforço de registrar as regiões e seus habitantes, a dupla de cineastas investiga o que estamos fazendo com o planeta em que vivemos, como isso se reflete no modo de vida do presente e o que esperar do futuro – se houver, é claro. Impossível não lembrar da famosa frase do teórico norte-americano Fredric Jameson (também atribuída ao filósofo esloveno Slavoj Žižek): É mais fácil pensar no fim do mundo do que no fim do capitalismo.
 
Por meio de uma linguagem cinematográfica poética, o filme é narrado no seu tempo próprio, construindo de maneira cadenciada os reflexos e explorando as diferenças entre as regiões dos dois países. É, em certa medida, um longa que exige paciência de um espectador atento, mas também, tem muito a dar em troca – e não apenas de maneira estética.
 
Com montagem assinada pelo codiretor Hartmann e o dramaturgo alemão Herbert Schwarze, a narrativa trabalha com associações de ideias, lugares e acontecimentos. Parte do abstrato para chegar ao concreto nosso de cada dia, enfatizando os caminhos da destruição do ambiente – e o preço que certamente iremos pagar, ou já estamos mesmo pagando.
 
Clique aqui para ler entrevista com os diretores do filme

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança