O truque da galinha

Ficha técnica


País


Sinopse

Um casal egípcio passa por uma situação inexplicável e improvável, quando o marido é transformado numa galinha por um mágico numa festa infantil.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

20/06/2022

Premiado na Semana da Crítica em Cannes, em 2021, O truque da galinha é o anúncio de um talento a se prestar atenção: o jovem cineasta egípcio Omar El Zohairy, que combina uma estética do minimalismo com um toque surreal nessa história sobre um homem que se transforma numa galinha.
 
O começo do longa, embora já bastante bom, não dá a ideia do que está por vir. Uma família, formada por uma dona de casa (Demyana Nassar), seu marido (Samy Bassiouny) e seus dois filhos pequenos, vive em dificuldade num Egito que parece distópico. Se El Zohairy, que assina o roteiro com Ahmed Amer, seguisse nessa linha, já poderia ter um filme impressionante.
 
Os absurdos que começam a se suceder em O truque da galinha, no entanto, são tratados com a maior naturalidade possível. Os estranhamentos acabam sendo do público, não dos personagens, o que acrescenta ainda mais uma camada ao filme. A transformação do homem em ave acontece numa festa infantil, quando ele sobe num caixote para um truque de mágica. Surge uma bela galinha de penas limpas e saudáveis – duas condições que vão desparecer ao longo do filme.
 
O mágico não consegue desfazer o truque. Caberá à mulher a tarefa de suprir a ausência do marido, além de cuidar das demandas do novo membro emplumado da família. É uma missão para a qual ela evidentemente nunca se preparou, e com exigências específicas. Ao mesmo tempo, precisa encontrar uma forma de trazer o companheiro de volta. Estranhamente, a trajetória da personagem se torna uma forma de empoderamento e o filme se revela uma espécie de fábula feminista.
 
O maior problema na vida desta personagem sem nome é o dinheiro. O aluguel está atrasado, é preciso alimentar os filhos, além de pagar os médicos e veterinários que se tornaram uma nova demanda. A jornada em busca de trabalho se torna uma ferramenta para El Zohairy investigar dinâmicas de classe e gênero na sociedade egípcia de forma mordaz.
 
O truque da galinha se revela para além do seu surrealismo absurdo um retrato aguçado de uma tensão social que não se resolve facilmente – se é que se resolverá um dia. O ritmo propositalmente lento acumula elementos e efeitos num filme que nada desperdiça. Cada cena, assim como cada gesto, conta, e impressiona ainda mais que este seja o primeiro longa de El Zohairy, tamanho seu domínio das ferramentas e elementos do cinema.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança