Má sorte no sexo ou pornô acidental

Ficha técnica

  • Nome: Má sorte no sexo ou pornô acidental
  • Nome Original: Babardeală Cu Bucluc Sau Porno Balamuc
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Croácia
  • Ano de produção: 2021
  • Gênero: Comédia
  • Duração: 106 min
  • Classificação: 18 anos
  • Direção: Radu Jude
  • Elenco: Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Mala

País


Sinopse

Uma professora e seu marido fazem sexo e filmam suas relações. Quando este material vai parar na internet, ela se torna alvo de todo tipo de vexame e pressão, além de correr o risco de perder seu emprego.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

25/05/2022

Dirigido pelo premiado diretor romeno Radu Jude, o vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2021 compra polêmica desde suas primeiras cenas, que mostram um casal animadamente fazendo sexo. São estas mesmas imagens, aliás, que trazem o inferno à vida de uma discreta professora de História, Emi (Katia Pascariu), sua involuntária ‘protagonista’. Tratava-se apenas de uma brincadeira privada com o próprio marido, mas as imagens saíram do site onde deveriam estar restritas para cair na rede. Agora, a professora deve encarar um conselho de pais na escola onde leciona, no qual seu futuro será decidido.
 
Diretor de Aferim! (Urso de Prata de direção em Berlim 2015) e Eu não me importo se passarmos à história como bárbaros (Melhor filme em Karlovy Vary em 2018), Jude mostra mais uma vez ousadia, inclusive formal, para desenvolver uma narrativa multidirecional e não se intimida em provocar o espectador a sair de seu campo de conforto. O drama pessoal da professora permite-lhe expor os mecanismos moralistas e de poder vigentes não só na sociedade romena. A valentia com que Emi defende seu direito à privacidade é muito mais do que apenas sobre sua situação particular - ela representa várias outras pessoas em contextos diversos no mundo em que a sexualidade assumida se torna um elemento de condenação hipócrita e que é mais agressiva em se tratando das mulheres.
 
Colocando sua protagonista muitas vezes andando de um lado para outro pelas ruas de Bucareste, o diretor insere um comentário visual sobre esta sociedade que emergiu violentamente de anos de um regime comunista repressivo diretamente para uma situação capitalista repleta de contradições. Comentários ainda mais expressivos surgem com os esquetes sobre diversos assuntos - piadas de loira, Forças Armadas, Igreja Ortodoxa, cinema e outras - que interrompem a narrativa sobre a professora, formando um verdadeiro almanaque sobre os nossos tempos absolutamente loucos.
 
A apoteose, porém, é a esperada reunião dos pais que deve decidir sobre a demissão ou não da professora. Ali está um resumo de figuras emblemáticas não só da sociedade romena mas do mundo todo. Os doidos, os hipócritas, os moralistas, os fascistas e os libertários estão à solta. Só mudam o endereço e a língua.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança