A Cisterna

Ficha técnica


País


Sinopse

Lorena Ribeiro é uma jornalista investigativa que apresenta um programa de televisão e está se destacando em Brasília, depois de denunciar um caso de corrupção envolvendo um deputado. Quando seu trabalho começa a incomodar algumas pessoas, ela é sequestrada e jogada numa cisterna.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

07/09/2021

Não é bem um filme de Shyamalan, cujo final coloca toda a narrativa em nova perspectiva, mas o brasileiro A Cisterna, escrito e dirigido por Cristiano Vieira, guarda lá suas surpresas. Baseado numa história real, o longa traz Fernanda Vasconcelos como uma jornalista em ascensão em Brasília. Apresentadora de um telejornal, sua carreira está no melhor momento, tanto que ela almeja uma promoção e transferência para São Paulo.
 
O principal caso que ela apura envolve um deputado investigado por desvios relacionados a recursos hídricos, num momento em que a periferia de Brasília enfrenta uma grande seca. A protagonista, Lorena, construiu uma carreira sólida, deixando a família em segundo plano. Embora seja uma mãe amorosa, a filha fica sob os cuidados da avó, o que faz com que o ex-marido tente obter a guarda da menina. Além disso, a jornalista tem um caso com seu chefe (Juan Alba), criando uma situação dúbia entre eles.
 
Depois de uma premiação, quando entra em seu carro, Lorena é sequestrada, e jogada numa cisterna, uma espécie de poço vazio no quintal de uma casa nos arredores de Brasília. Seu algoz é um imigrante ilegal, conhecido apenas como Chileno, e interpretado pelo chileno Cristobal Tápia Montt. Mas quem é esse homem? Quem o mandou realizar o sequestro? Seria o político corrupto?
 
A Cisterna tira tensão do encarceramento claustrofóbico de sua protagonista, literalmente, no fundo do poço. Conhecemos também o Chileno, sem muito saber sobre ele, ao menos, num primeiro momento. Motorista de caminhão-pipa em uma empresa de entrega de água, ele pouco fala. Tápia Montt (que tem em seu currículo Gloria Bell e O Presidente), com sua cara fechada, seus modos taciturnos, é um dos pontos altos do longa, entregando uma interpretação com mais nuances e profundidade do que a protagonista.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança