Noites de Alface

Ficha técnica


País


Sinopse

Ada e Oto vivem juntos há muitos anos, acostumados a uma rotina em que ela cuida de tudo, inclusive das interações sociais com vizinhos. Oto é mais reservado e atormentado pela insônia, apesar do chá de alface que a mulher lhe prepara. Mas acontecimentos dramáticos estão para abalar estas vidas.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/06/2021

Marieta Severo e Everaldo Pontes, dois dos melhores atores brasileiros, encabeçam o elenco de Noites de Alface, o drama que marca a estreia na ficção do diretor Zeca Ferreira, adaptando romance homônimo da jornalista e escritora Vanessa Bárbara.
 
Ada (Marieta) e Oto (Everaldo) formam o casal de idosos que vive entretido no misto de cumplicidade e rotina de uma vida passada numa cidadezinha pacata - no caso, filmada na ilha de Paquetá.Essa casca de normalidade começa a ser quebrada nos pequenos detalhes, desencadeados a partir da insônia renitente de Oto, de conversas sobre sonhos lúcidos e alucinações com o farmacêutico (João Pedro Zappa) e mais ainda nos papos delirantes com o velho carteiro Aníbal (Romeu Evaristo), e nos delírios assumidos de um velho japonês, o sr. Taniguchi (Antônio Sakatsume), envolvendo fantasmas da II Guerra Mundial. 
 
Oto é solitário, não participando da vida social, que pertence inteiramente a Ada. Ele passa quase o tempo todo em casa, espiando a vida pela janela, como se não fizesse parte dela. Ou não mais quisesse fazer.
 
Logo o filme oferece uma sugestão de que o que envolve Ada pode ser apenas uma lembrança de Oto - e, sem querer dar spoiler, quem leu o livro sabe exatamente do que se trata. O filme usa seus recursos para manter essa questão mais ambígua, sendo decifrada à medida que avança uma narrativa que inclui outros mistérios, como o desaparecimento do carteiro mais jovem, Aidan (Pedro Monteiro).
 
O elenco é completado por três integrantes do luminoso grupo Galpão: Inês Peixoto, como Teresa; Teuda Bara como a mística Iolanda; e Eduardo Moreira como o delegado que investiga o desaparecimento do carteiro.
 
Todo este conjunto trabalha para revelar a rotina de uma cidadezinha sonolenta, onde todo mundo se conhece e parece que nunca acontece nada. Pura ilusão. Sob essa aparência de normalidade impecável, a tragédia pode ocorrer a qualquer momento, como suspeita o próprio Oto, um fã de romances policiais, que embalam suas noites em claro, a que os prosaicos chás de alface parecem não oferecer solução. 
 
É um prazer enorme ver na tela dois veteranos tão donos de seu ofício quanto Marieta e Everaldo para encarnar as sutilezas do relacionamento de um casal há muitos anos junto, o que extrai das menores situações um significado que dispara os sinais de tantos sentimentos, hesitações e segredos. É a primeira vez que estas duas jóias do cinema e do teatro brasileiros contracenam num filme. Que venham muitas outras ocasiões como esta.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança