Em Guerra com o Vovô

Ficha técnica


País


Sinopse

Ed é viúvo e aposentado, e sua filha acha que ele não deve morar sozinho. Por isso, o leva para sua casa. Chegando lá, ele deverá se instalar no quarto do neto, que foi deslocado para o sótão. Revoltado, o menino declara guerra ao avô.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

13/05/2021

É impressionante (nem sempre de maneira positiva) o que Robert De Niro tem feito com sua carreira nos últimos anos, indo de um O Irlandês a Em Guerra com o Vovô, uma comédia marcante pelos motivos errados. Aqui, ele interpreta um viúvo que vai morar com a família de sua filha e entra em atrito com o neto.
 
A premissa do longa dirigido por Tim Hill (Alvin e os Esquilos) parece vinda direta dos anos de 1980 (não por acaso, o livro original, de Robert Kimmel Smith, é de 1984), com um humor que ficou parado lá também. De Niro é um idoso aposentado e rabugento, forçado pela filha, Sally (Uma Thurman), a se mudar para casa onde ela vive com o marido (Rob Riggle), o filho, Peter (Oakes Fegley), e as filhas (Laura Marano e Poppy Gagnon). O avô, que se chama Ed, irá se acomodar no quarto do menino, que é obrigado a se mudar para o sótão, abrindo mão de seu espaço.
 
Há um tentativa se fazer algo à la Esqueceram de Mim, com um garoto esperto criando diversas armadilhas, mas o filme passa longe da sagacidade do clássico infanto-juvenil protagonizado por Macaulay Culkin. Peter não tem o mesmo charme nem o mesmo cinismo. O conflito entre um homem de quase 80 anos e uma criança de pouco mais de 10 soa forçado e um tanto ridículo.
 
A disputa entre os dois não é nem engraçada, ou não faz sentido: por que não trocar os dois de quarto? É também pouco plausível que os pais do garoto não percebam o que está acontecendo e tomem uma providência. Mas não, nada fazem e a guerra segue declarada entre os dois, com um avô castigando o neto e vice-versa.
 
Há outros acontecimentos paralelos que, supostamente, seriam engraçados. Sally, todos os dias, por motivos variados, molha um policial com café quando para p carro no mesmo farol. A filha caçula da família é obcecada com o Natal, e quer sua festa de aniversário com esse tema, mesmo sendo setembro. O desastre da comemoração é bastante previsível – assim como os resultados aqui. Mas, se para cada O Irlandês é preciso um Em guerra com o vovô, que seja.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança