Atravessa a vida

Ficha técnica

  • Nome: Atravessa a vida
  • Nome Original: Atravessa a vida
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2020
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 82 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: João Jardim
  • Elenco:

País


Sinopse

Um grupo de alunos e alunas do terceiro ano do ensino médio, no interior de Sergipe, prepara-se para o ENEM, uma prova que pode determinar seu futuro imediato. O documentário acompanha os meses que antecedem o exame, enquanto os jovens falam sobre seus sonhos, anseios e dificuldades.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

12/01/2021

Com Atravessa a vida, o documentarista João Jardim talvez tenha feito uma espécie de continuação de Pro do dia nascer feliz, seu premiado longa de 2005, no qual entrevistou jovens de diversas escolas espalhadas pelo país, explorando assim a realidade sociocultural e o sistema educacional que distancia as classes sociais. Agora, ele se concentra nma única escola em Simão Dias, no interior de Sergipe, onde acompanha por alguns meses o cotidiano de grupos de alunos do 3o ano do ensino médio, preparando-se para o Enem.
 
O longa começa com a aula de filosofia, de um professor e ex-padre, em que os alunos e alunas discutem as profissões que querem seguir diante das possibilidades de suas condições socioeconômicas. A partir disso, Jardim mergulha no dia-a-dia da escola – alunos e professores muitas vezes desestimulados, uma diretora sobrecarregada – que oferece aulas nos períodos diurno e noturno.
 
A montagem de Fernanda Rondon transita entre momentos coletivos e individuais, e como cada um deles se relaciona, até culminar no tão aguardado e temido dia do Enem. O documentário faz um retrato de uma parcela da população brasileira num momento de mudança iminente – as eleições presidenciais de 2018 acontecem mais ou menos na metade do filme – e das alarmantes consequências que viriam disso. Como diz uma estudante, ela não poderá fazer faculdade se não passar numa escola pública ou com o apoio de algum programa de financiamento governamental para pagar uma particular.
 
Como é comum na obra de Jardim, Atravessa a vida é um filme de observação em que a câmera é pouco intrusiva, pontuado por entrevistas de jovens sobre suas realidades e como isso influencia na possibilidade de cursar o ensino superior. As histórias que emergem são duras – famílias desfeitas, ausência de diálogo, depressão, tentativas de suicídio, ditadura militar –, revelando um poderoso conteúdo humano. Nesse sentido, destaca-se também o papel das professoras e professores que vai muito além da transmissão de conteúdo didático. Como ouvir em aula de uma aluna que a mãe bate nela quando diz que tem depressão e ficar indiferente a isso?

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança