Um filme dramático

Um filme dramático

Ficha técnica

  • Nome: Um filme dramático
  • Nome Original: Un film dramatique
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: França
  • Ano de produção: 2019
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 114 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Éric Baudelaire
  • Elenco:

País


Sinopse

Alunos e alunas de várias origens étnicas de uma escola pública de St. Denis, subúrbio a noroeste de Paris, recebem câmeras para filmar seu cotidiano e temas de seu interesse, num projeto acompanhado por quatro anos pelo cineasta Éric Baudelaire.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

22/12/2020

Quatro anos foi o tempo que o cineasta Éric Baudelaire investiu neste projeto, em que se entregam câmeras a alunos do Collège Dora Maar, uma escola pública de ensino médio de Saint Denis, subúrbio ao norte de Paris, para que retratem sua vida, sua identidade, sua paisagem. O que deve ou não estar num filme é o ponto de partida deste trabalho, em que pré-adolescentes de ambos os sexos e de várias origens étnicas discutem aspectos de uma realidade complexa que não lhes escapa, apesar da pouca idade e da capacidade ainda incipiente de elaboração.

Todos eles sabem, por exemplo,o que quer dizer morar no seu endereço, representado pelo código 93 - ser periférico e, por conta disso, encarado com preconceito pelos moradores da capital. A sensação se acentuou drasticamente depois dos atentados terroristas de 2015, já que foram presos em St; Denis os responsáveis pela morte de 129 pessoas em vários locais de Paris.
 
Nesta situação e em muitas outras, fica claro o quanto vários destes meninos e meninas têm consciência de questões políticas. Não ignoram, por exemplo, que Donald Trump e Marine Le Pen - candidata presidencial na época - são racistas. Sabem que políticos como eles defendem a expulsão de estrangeiros de seus países, tema que os toca de perto, já que alguns deles e boa parte de seus pais não nasceram na França.
 
O filme não pretende, no entanto, tornar-se um experimento sociológico - mostra ter mais interesse mesmo nos mecanismos de representação simbolizados pela posse da câmera, que é usada em viagens, explorações dos arredores da escola, debates de grupos de alunos e confissões pessoais nas casas de alguns.

Tomando estas partes pelo todo, Um Filme Dramático expõe uma amostra do que a França é, ou está se tornando, ou pode vir a ser. Em termos de futuro, pelo menos, as esperanças de alguns dos garotos já se mostram prejudicadas. Filho de marfinenses, o articuladíssimo Guy-Yanis Kodjo manifesta a total percepção de ter muito menos chances de um dia vir a tornar-se presidente do país onde nasceu. O racismo e a xenofobia já começaram, tão cedo, a fazer parte de sua vida. 

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança