O sonho de uma família

O sonho de uma família

Ficha técnica


País


Sinopse

Filhos de um casal divorciado, Seb, Jean e Alma vivem na França, com a mãe, Charlotte, e seu novo marido, Pavel. O pai, Carlo, que pouco vêem, vai viajar com eles para umas férias. Voltando à Itália, os garotos e o pai são confrontados com tudo o que não sabem lidar um no outro.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/09/2020

Marcando a estreia da diretora inglesa radicada na Itália Ginevra Elkann, O sonho de uma família é uma crônica que dosa o seu realismo com delicadeza no retrato de uma família sutilmente disfuncional - num grau em que o são quase todas do mundo. 
 
Não se está aqui diante da exasperação tragicômica que marcou as grandes comédias italianas do passado. Parecendo guardar uma forte raiz autobiográfica, o roteiro assinado por Ginevra e Chiara Barzini é generoso ao apresentar as nuances de todos os seus personagens, seja os adultos, seja o notável trio de crianças, interpretados por atores estreantes.
 
Alma (Oro de Commarque), de 8 anos, é o centro da fantasia de uma família feliz que a realidade não confirma. Ela é a caçula de três irmãos, filhos de pais separados, Charlotte (Céline Sallette) e Carlo (Riccardo Scamarcio). A mãe casou-se de novo com um russo ortodoxo, Pavel (Benjamin Baroche), o que levou à conversão de toda a família. Os meninos, Alma, Seb (Milo Roussel) e Jean (Ettore Giustiniani), pouco têm visto o pai, que ficou na na Itália, enquanto eles mudaram-se para a França.
 
Uma viagem de férias com o pai leva os meninos de volta ao seu país e sua língua natal, proporcionando um esperado choque de realidade para ambos - nenhum dos dois lados sabe muito bem como lidar com o outro, apesar da extensa lista de instruções enviada por Charlotte. Indiferente a tudo, a pequena Alma não faz mais do que sonhar com uma improvável reconciliação dos pais, que ela mesma nem se lembra de ter visto juntos.
 
O desconforto se acentua com a mudança de cenário destas pequenas férias. Os meninos vieram preparados para uma temporada de esqui, mas acabam levados a uma casa de praia, onde Carlo deverá trabalhar num roteiro de cinema com uma colega/namorada, Benedetta (Alba Rohrwacher). De incidente em incidente, a estadia produz experiências de todos os tipos para garotos em fase de intensas descobertas e um pai com dificuldade para seguir regras e limites, questionado pelo próprio afeto aos filhos.
 
Contando com um elenco muito afinado, a diretora compõe um panorama delicado das emoções do clã, exposto ao desmascaramento de algumas mentiras, uma pequena tragédia e à necessidade de refazer suas expectativas em novas bases - como todo ser humano do mundo tem que fazer. No meio de tudo, a imaginativa Alma e seus sonhos de casamentos torna-se um símbolo eloquente de como a fantasia tem, em algum momento, de encontrar uma nova expressão.

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança