Technoboss

Ficha técnica


País


Sinopse

Luís Rovisco trabalha numa empresa de tecnologia da segurança, embora entenda muito pouco de tecnologia, e viaja constantemente. Prestes a se aposentar, reencontra uma antiga paixão que pode acabar com seu mau humor.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

06/03/2020

Impossível assistir à comédia musical portuguesa Technoboss e não ficar com a palavra que dá título ao longa ecoando na cabeça, em sua versão musical, da canção mais pegajosa do filme. Essa é só umas das excentricidades do terceiro do longa dirigido por João Nicolau. Se no anterior, John From, trazia como protagonistas duas adolescentes descobrindo os problemas da vida por meio do amor, entediadas durante as férias, aqui, o personagem central é um homem maduro prestes a se aposentar.
 
Luís Rovisco é interpretado pelo estreante Miguel Lobo Antunes (irmão do escritor Antônio Lobo Antunes), e trabalha como diretor comercial numa empresa de sistemas de segurança, a SegurVale. Ele passa a maior parte do tempo viajando em seu carro por Portugal, tentando resolver problemas técnicos que não é capaz de resolver. Ele também é ranzinza, e sua única companhia parece ser seu gato Napoleão. Até que, em um hotel, onde vai a trabalho, encontra Lucinda (Luisa Cruz), um antigo amor.
 
Technoboss, com sua trama sobre a esfera do trabalho e trilha sonora peculiar, é quase uma visão intimista do que A Fábrica do Nada foi dois anos atrás. Nicolau – que assina o roteiro com Mariana Ricardo – está interessado tanto em Rovisco como profissional (seu destino incerto num mundo cada vez mais tecnológico) e pessoa (a paixão redescoberta que pode transformá-lo), e cria a partir daí uma espécie de comédia romântico-musical com consciência social.
 
Possivelmente, todos esses gêneros são resumidos em classificar Technoboss como um filme surreal em suas inesperadas canções bizarras ou na forma como as viagens infindáveis de carro são uma maneira de brincar com o cinema como estética. O filme encontra em Lobo Antunes – um jurista que se tornou ator – a figura ideal para viver o protagonista mal-humorado.  

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança