Carrossel - O Filme

Carrossel - O Filme

Ficha técnica


País


Sinopse

Durante as férias, os alunos da Escola Mundial vão a um acampamento. Entre uma brincadeira e outra, descobrem que um vilão rico quer comprar o lugar e transformá-lo numa fábrica. As crianças, então, se unem para proteger o local.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

20/07/2015

A adaptação cinematográfica da novela do SBT (esta, por sua vez, uma recriação da original mexicana) Carrossel é o tipo de filme destinado a um público bem específico: crianças de até uns 10-11 anos de idade que gostam da novela. Qualquer pessoa fora dessa faixa etária corre o risco de se entediar e/ou se irritar. Dito isso, agora, o que interessa: ao seu modo, o filme é ótimo. Exatamente porque não teme em se assumir como uma produção totalmente dedicada ao seu alvo.
 
Dirigido por Alexandre Boury (Didi quer ser criança) e Maurício Eça (Apneia), “Carrossel – O Filme” não é aquele tipo de longa infantil que se esforça em colocar situações ou piadas que irão agradar aos pais. O filme é sobre crianças e para crianças – se, no meio do caminho, os adultos sentirem um tom de nostalgia ou algo parecido, é lucro.
 
A trama sai da Escola Mundial e vai para o acampamento de férias Panapaná, de propriedade do avô (Orival Pessini) de uma das meninas, Alicia (Fernanda Concon). Durante boa parte do tempo, as crianças participam de gincanas – mas como isso não basta como trama para um filme, há um vilão e seu comparsa que desestabilizam a harmonia do local, interpretados por Paulo Miklos e Oscar Filho. Gonzales (Miklos) quer comprar um acampamento para transformá-lo numa fábrica que irá poluir toda a região.
 
Entre uma brincadeira e outra, as crianças percebem o perigo que o lugar está correndo e resolvem ajudar. A partir daí, Carrossel – O Filme segue mais ou menos o que se espera – ecoando artimanhas de Esqueceram de Mim – algo que, aliás, aqui não se faz a menor questão de esconder. E por que deveria?
 
Fora isso, o longa não avança nas histórias individuas de suas personagens, embora coloque algumas complicações em seus caminhos. Cirilo (Jean Paulo Campos) continua apaixonado por Maria Joaquina (Larissa Manoela, de O Palhaço), que o esnoba, preferindo passar seu tempo tirando selfies. Valeria (Maisa Silva) e Davi (Guilherme Seta) vão completar aniversário de namoro – mas ela desconfia que ele esteja se apaixonando por Carmen (Stefany Vaz da Costa).
 
Carrossel – O Filme passa longe daquela ideia nostálgica de uma infância idílica. Aqui, por mais que os personagens estejam no campo, é um filme sobre crianças urbanas e seus hábitos. Para quem busca no filme alguma ponte com o passado, esta será encontrada na presença de Pessini – que até hoje é lembrado por interpretar (entre outros) Fofão, que fez sucesso na TV nos anos de 1980.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança