Toque de mestre

Ficha técnica


País


Sinopse

Antes da apresentação que marca seu retorno aos palcos, o maior pianista de sua geração, que sofre de medo do palco, descobre um bilhete assustador nas partituras. O texto avisa que ele terá de fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser salvar sua vida e a de sua mulher.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

21/03/2014

Toque de Mestre, como tantos outros, é um suspense que aspira ao adjetivo hitchcockiano – uma referência ao diretor britânico Alfred Hitchcock e sua dinâmica de suspense e tensão. Aqui, o espanhol Eugenio Mira se esforça e, trabalhando a partir de um roteiro de Damien Chazelle (O último exorcismo – Parte 2), cria uma trama claustrofóbica e engenhosa. Talvez claustrofóbica e engenhosa demais, na verdade.
Elijah Wood – tentando deixar o Frodo de Senhor dos Anéis para trás – é um pianista clássico de sucesso mundial chamado Tom Selznick. Ele volta aos palcos depois de cinco anos, um período em que viveu com sua mulher, a estrela de cinema Emma (Kerry Bishé), cuja carreira está em mais evidência do que a dele. O que fez o músico sair de cena é um trauma envolvendo uma peça chamada “La Cinquette” – criada por seu protetor, que morreu há alguns anos, e que só pode ser executada no piano que ele deixou.
Depois de algumas inseguranças, Tom senta-se ao piano novamente. Não vai tocar a tal peça, mas, ainda assim, o teatro está lotado. Num dos camarotes, sua mulher chega a chamar mais a atenção do que ele. Assim que começa a primeira música, o pianista encontra um aviso na partitura. Começa um jogo de gato e rato entre ele e uma voz (John Cusack), numa escuta que Tom é obrigado a usar no ouvido.
O sujeito atende pelo nome de Clem e promete matar a mulher de Tom, se não for satisfeita sua exigência: que o rapaz toque “La Cinquette”. Aos poucos, o motivo é revelado – mas, antes disso, há assassinatos, desconfianças e jogos duplos. A maior parte da ação se passa durante a apresentação de Tom. O público do teatro teme que mais um ataque dos nervos o faça abandonar o palco no meio do concerto. Já o público do cinema sabe a razão de tanto nervosismo do pianista.
Como em “Por um fio”, de Joel Schumacher, a ação de Toque de Mestre concentra-se num único ambiente. Boa parte do suspense decorre exatamente da impossibilidade de o protagonista agir. Tom está preso ao seu piano – até porque crê que sua mulher está sob a mira de uma arma – e tem que executar a peça inexecutável. A tensão se dissipa uma vez que a motivação de Clem é revelada. A partir daí, a trama caminha com certa previsibilidade, desmontando o suspense que construiu até então.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança