Atrás da porta

Ficha técnica


País


Sinopse

Quando se muda para uma nova casa, Magda contrata a vizinha da frente para ser sua empregada. Aos poucos, elas desenvolvem uma relação tensa que transita entre a ternura e o conflito. Muito disso tem a ver com o passado misterioso da empregada.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

26/02/2013

Hegel provavelmente se interessaria pelo novo filme do cineasta húngaro István Szabó, no qual sua teoria do senhor e do escravo se materializa numa reação meio doentia entre duas mulheres. Magda (Martina Gedeck, de A vida dos outros) é uma escritora que se muda para uma casa nova e pede a ajuda da vizinha da frente, Emerenc (Helen Mirren), para cuidar de sua casa. A mulher, um tanto estranha, um tanto fria, acaba aceitando, contanto que se cumpram suas condições – e sempre se refere aos patrões dela como ‘amos’.
 
Ela começa trabalhando apenas um dia por semana, mas logo suas idas à casa dos patrões aumentam. Emerenc desenvolve uma relação delicada e conturbada com sua patroa – uma amizade que sofre embates constantes. Ainda assim há um carinho, mais por parte de Magda. A outra mulher é sempre muito reservada e de poucas palavras, até que o casal adota um cachorro – ao qual a empregada dá um nome feminino – e ele se torna a grande paixão dela, a ponto do animal gostar mais dela do que de seus donos.
 
A pequena casa da empregada é um mistério. Os vizinhos especulam quem mora lá dentro com ela – ouvem gemidos, gritinhos. Embora tente, Magda também não consegue descobrir muito sobre a empregada, que só conta sobre si mesmo quando realmente quer. O passado é Emerenc é repleto de traumas, na infância, na adolescência, durante a II Guerra. Assim, o filme parece buscar uma justificativa para seu comportamento estranho, suas mudanças repentinas de humor.
 
Atrás da porta é um filme dominado pelos conflitos das duas atrizes. Helen, que ganhou o Oscar em 2007 por A Rainha, encontra uma intérprete à altura para o confronto na atriz alemã, Martina. A maior qualidade no filme vem da interpretação da dupla.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança