O homem que não dormia

Ficha técnica


País


Sinopse

Um grupo de pessoas de uma pequena cidade tem o mesmo sonho recorrente. A chegada de um forasteiro muda a vida dessas pessoas, que poderão compreender a estranha ligação que possuem.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

23/04/2012

O novo filme do baiano Edgar Navarro, O homem que não dormia, acontece no meio-termo entre opostos: belo/grotesco, sonho/pesadelo, real/surreal, moderno/anacrônico. Moradores de um lugarejo têm um sonho recorrente, um pesadelo mesmo, que será transformado com a chegada de um homem misterioso. 
Deixando de lado o universo intimista de Eu me lembro (2005), Navarro faz um filme morno sobre pessoas presas em seus passados, tentando acertar as contas com o presente. Um padre (Bertrand Duarte) sem muita fé está no centro da trama que se ramifica – às vezes até demais – com os moradores do vilarejo, sem nunca se aprofundar na vida de cada um deles. 
Sabe-se que alguns têm o sonho perturbador, e isso os une, mas as idas e vindas na trama e nos personagens tornam o desenrolar da narrativa um tanto confuso. O filme parece ter sido feito há algumas décadas. Há um antinaturalismo nas interpretações que, se forem uma opção, não soa como a mais acertada, pois fica difícil entrar naquele universo que, por natureza, não é nada convidativo. 
Às vezes, O homem que não dormia parece um filme de Claudio Assis ligado no 110, ou seja, falta a pungência dos filmes do diretor pernambucano. As diversas tramas aqui não são capazes de se sustentar, porque os personagens não tem muita profundidade, são todos planos, nunca nos surpreendem. 
O homem que não dormia se segura com o pé na realidade até o seu clímax, quando rompe o véu e mergulha de vez na fantasia. Há, como no filme anterior do diretor (Eu me lembro) um olhar lúdico e até ingênuo sobre o mundo e especialmente sobre a religião. Letreiros antes do longa pedem para vê-lo de coração aberto. Essa é uma boa sugestão para quem se aventura a conhecer o homem que não dormia.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança