The Runaways - As garotas do rock

Ficha técnica


País


Sinopse

Nos anos 1970, a guitarrista Joan Jett e a cantora Cherie Currie estouram nas paradas de sucesso, formando a banda feminina de rock The Runaways. Mas o sucesso tem seu preço.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

30/09/2010

Na adolescência, Joan Jett queria aprender a tocar guitarra, mas um professor de violão insistia: guitarra não é coisa de mulher. E, mais uma vez, tentava ensinar-lhe uma musiquinha quase infantil – para desespero da garota, que se revoltava e, mais tarde, se tornaria uma das maiores roqueiras do mundo. Ao menos essa é a história de The Runaways – As garotas do rock.
 
Kristen Stewart – a Bella da série Crepúsculo – interpreta Joan. A personagem tem um papel importante no longa da diretora estreante Floria Sigismondi, mas o filme é mais sobre Cherie Curie, cantora e colega de Joan na banda The Runaways, do que sobre a guitarrista, que acaba ficando para segundo plano na história. Cherie é interpretada por Dakota Fanning, que aliás também participa de Crepúsculo.
 
O filme acompanha a ascensão da banda The Runaways – que teve seu auge entre 1975 e 1979 - um processo regado a drogas e sexo. Tudo isto é retratado de forma um tanto branda em se tratando dos loucos anos 1970. Por sua vez, o visual do filme, com diferentes texturas, cores e luzes, traduz bem o que era ser jovem naquela época, dominada pelos excessos da era pré-Aids.
 
No centro da trama estão Joan, Cherie e o homem que as uniu: o empresário Fowley (Michael Shannon, de Foi apenas um sonho). Ele teve a percepção de unir o talento musical de Joan com a beleza e a ferocidade de Cherie, criando logo o hit Cherry Bomb.
 
As meninas eram o que se chama “jailbait” (em bom português, “chave de cadeia”). Menores de idade, elas transferiram para a música, coreografia e figurinos seus hormônios juvenis em ebulição. A combinação rendeu milhões e a fama repentina.
 
Há no filme um dilema entre ser a mulher-objeto que satisfaz as fantasias mais sórdidas (Cherie) ou manter-se fiel aos seus ideais e ao amor pela música (Joan). A escolha foi feita pelas personagens. Na vida real, como o filme mostra sem muita profundidade, Cherie mergulha num oceano de egolatria e autodestruição, que culmina em internações para desintoxicação.
 
Entretanto, o filme não procura fazer julgamentos, focando-se em retratar as artistas enquanto jovens. Neste sentido, The Runaways... é mágico. Em sua época, a banda tornou-se uma febre mundial, como se observa numa apresentação delas em Tóquio, abarrotada de adolescentes histéricas que se vestem e maquiam como seus ídolos. Nada mal para duas garotas de 16 anos que, meses antes, contentavam-se em imitar David Bowie.
 
Há muito Dakota não surpreendia no cinema. Relegada ao posto de coadjuvante na série Crepúsculo, em The Runaways... ela volta a dar sinais do talento promissor demonstrado em filmes como Uma lição de amor. Ela domina a cena ao encontrar a dimensão humana por trás da fama de Cherie. Por isso, o filme é muito mais que apenas a biografia de uma banda de rock feminina. Kristen também mostra que seu talento é muito maior do que os suspiros e olhares perdidos no horizonte de Bella. Ainda assim, The Runaways... pertence a Dakota, até porque sua personagem é mais interessante e complexa.
 
 Mais de três décadas depois, Joan provou que seu professor estava errado e que o rock seria sua vida. “Eu amo rock and roll“ é o título e refrão de uma de suas músicas mais famosas. Cherie talvez não gostasse tanto assim de música e a fama pode ter sido obra do acaso. Independentemente disso, a história delas rendeu um filme bastante empolgante.  

Alysson Oliveira


Trailer


Comente
Comentários:
  • 13/10/2010 - 12h18 - Por Talita Quando estreia ?
  • 13/10/2010 - 17h20 - Por Neusa Barbosa oi Talita:
    já entrou em cartaz em diversas cidades de todo o Brasil.
    abs
    Neusa
  • 26/10/2010 - 01h00 - Por Guilherme Não encontro esse filme em cartaz em lugar nenhum na capital de são paulo. Já saiu de Cartaz??
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança