Homem de Ferro

Ficha técnica


País


Sinopse

Adaptação do famoso personagem de quadrinhos. Tony Stark é um milionário da indústria bélica, que depois de um incidente no Afeganistão constrói uma armadura poderosa, que protegerá não apenas a ele, mas permitirá salvar vidas.


Extras

Disco Único:

- Cenas inéditas e originais

- As Aventuras do Homem de Ferro



Disco duplo:

- Começa a Jornada

- O Traje do Homem de Ferro

- O Caminho da Destruição

- Preso à Realidade

- Por Baixo da Armadura

- Tudo Está nos Detalhes

- Uma Boa História Bem Contada

- Origens

- Amigos & Inimigos

- O Homem de Ferro Definitivo

- Demônio na Garrafa

- Extremis

- O Homem de Ferro Hoje

- Teste de Câmera de Robert Downey Jr.

- O Processo do Ator

- The Onion: O Famoso Trailer Que Vai Virar Filme

- Galerias

- Arte Conceitual

- Ambientes: Caverna Afegã, A Propriedade Stark, A Oficina na Garagem, Indústrias Stark

- Personagens: Homem de Ferro (Armadura Alternativa, Mark I, Mark II e Mark III), Monge de Ferro, Tony Stark

- Tecnologia

- Fotografias

- Pôsteres


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

30/04/2008

A adaptação da HQ Homem de Ferro chega aos cinemas cercado de expectativas. Afinal, vem com o selo da Marvel, a mesma gigante do mundo dos quadrinhos responsável pela criação de personagens como Homem-Aranha e Hulk. Esse personagem difere dos outros em um sentido: ele não adquire poderes por acidente genético, químico ou qualquer outro – ele escolhe ser um super-herói.

O protagonista foge do estereótipo do jovem adolescente que se descobre poderoso – como o Peter Parker de Homem-Aranha. Tony Stark (Robert Downey Jr, Zodíaco) é um sujeito de meia-idade, mulherengo e beberrão, que gosta de curtir a vida.

Ele é dono de uma indústria bélica, que por décadas tem suprido o exército dos Estados Unidos. A guerra é o seu negócio. Como ele costuma dizer, ‘ficaria sem emprego com a paz’. Durante uma visita no Oriente Médio para exibir um novo equipamento para os soldados, Stark é capturado por rebeldes afegãos. Além de instalarem uma bomba em seu peito e o aprisionarem uma caverna, os inimigos querem que ele construa a maior arma que já fez.

Stark, porém, tem outro plano. Com sucata, constrói uma super-armadura, que permite a sua fuga, além de matar muitos de seus seqüestradores. Já nos Estados Unidos, ele decide dar novos rumos a sua empresa, e surpreende a todos dizendo que não produzirá mais armas. Quem parece mais irritado com isso é Obadiah Stane (Jeff Bridges, de Seabiscuit – Alma de Herói), braço direito do protagonista.

Arrependido de todo o mal que sua empresa causou para o mundo, Stark começa a aperfeiçoar sua armadura, criando um instrumento mais poderoso, que o levará de um canto a outro para combater seus inimigos. Para isso, contará com a ajuda de sua fiel secretária Pepper Potts (Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado) e do militar Jim Rhodes (Terrence Howard, de Crash – No Limite).

Com roteiro assinado por quatro profissionais, entre eles Mark Fergus e Hawk Ostby (indicados ao Oscar por Filhos da Esperança), o filme conta com a produção executiva de Stan Lee – criador do personagem – que também faz uma ponta, como de praxe nas produções baseadas em seus personagens. A direção é de Jon Favreau (Um Duende em Nova York), que combina com eficiência efeitos especiais e ação.

Porém, a estrela do filme é o Homem de Ferro e seu intérprete, Downey Jr, que injeta seu sarcasmo e sua veia cômica em sua atuação. Ele encontra a dose certa dos dois elementos para mostrar o Stark beberrão e falastrão da primeira parte do filme, e depois encarnar o personagem empenhado em seu projeto de construir a arma para salvar o mundo. As cenas mais interessantes são as que o envolvem desenvolvendo seu novo equipamento.

Homem de Ferro deve ser o primeiro filme norte-americano que conseguirá lucrar com o conflito no Oriente Médio. Até então, todos muito engajados, conseguiram alguns elogios da crítica, prêmios, mas não encontraram público.Essa adaptação dos quadrinhos pode até ter uma agenda política, mas ela está tão soterrada em meio a pirotecnia, que mal dá para perceber.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança