A Condessa Branca

Ficha técnica


País


Sinopse

Depois de ser obrigada a abandonar a vida de regalias na Rússia Czarista, a Condessa Sofia (Natasha Richardson) vive em Xangai ganhando a vida com trabalhos pouco nobres. Porém, um diplomata norte-americano cego (Ralph Fiennes) poderá ajuda-la a melhorar de vida. Lançado diretamente em DVD no Brasil.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

11/08/2006

Lançado diretamente em DVD no Brasil, esse drama de época marca o fim da parceria entre o diretor inglês James Ivory e o produtor indiano Ismail Merchant, que morreu em maio do ano passado. A dupla, que foi responsável por obras como Uma Janela Para o Amor e Retorno a Howards End, sempre mostrou uma queda por filmes de época baseados em obras literárias. Aqui, o roteiro é original, mas é como se fosse adaptado por um livro, tamanha a reverencia e a pompa. Quem o assina é o escritor inglês Kazuo Ishiguro, cujo livro Os Vestígios do Dia rendeu um dos filmes mais importantes do selo Merchant-Ivory.

Ralph Fiennes é um diplomata norte-americano que vive em Xangai em meados da década de 30. Cego, ele vive recluso, com poucos amigos e parece fechado em si mesmo. Seu destino muda ao conhecer Sofia (Natasha Richardson), um ex-nobre russa que fugiu de seu pais com o que sobrou de sua família, que inclui uma filha pequena.

O romance entre essas duas pessoas, que estão sem muito interesse na vida, é o que guia A Condessa Branca. São duas almas desesperadas que não estão em busca de conforto, mas acabam encontrando algo bem parecido um no outro.

O elenco é completado por Vanessa e Lynn Redrave, nos papéis da tia e sogra de Sofia. As diversas castas que compõem a sociedade local da época e os agregados da ex-condessa formam um painel humano dos desejos, medos e interesses.

A Condessa Branca muitas vezes parece uma combinação de Casablanca e O Paciente Inglês -- o que não é um elogio o tempo topo. Porém, com sua qualidade técnica e dramaturgia é um dos melhores tributos à pareceria Merchant-Ivory.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança