A Era do Gelo 2

Ficha técnica

  • Nome: A Era do Gelo 2
  • Nome Original: Ice Age: The Meltdown
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2006
  • Gênero: Animação, Infantil
  • Duração: 91 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Carlos Saldanha
  • Elenco:

País


Sinopse

A era do gelo está chegando ao fim. O degelo e o aumento do nível dos oceanos colocam em risco a vida de diversos animais. Mas eles descobrem que existe uma canoa que os pode salvar. Numa jornada em busca deste artefato, eles vão viver diversas aventuras.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

27/03/2006

Seqüência da bem sucedida animação de 2002, A Era do Gelo 2 é dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (co-diretor do filme original, e responsável por Robôs) e traz mais uma vez como protagonistas o mamute Manny, o bicho-preguiça Sid e o tigre de dentes-de-sabre Diego, além do roedor Scrat - que novamente entra mudo e sai calado, mas rouba a cena tentando esconder uma noz ao longo do filme.

A história começa com a era do gelo chegando ao final, quando as geleiras começam a derreter e o nível dos oceanos, a subir. No entanto, os animais não se dão conta disso e se divertem com as novas cachoeiras e rios, um verdadeiro parque aquático natural, sem saber que muitos poderão ser extintos. Além disso, alguns seres que estavam congelados voltam à vida, como uma dupla perigosa de répteis pré-históricos que passam o filme todo tentando devorar os outros animais.

O trio central está começando a aproveitar os prazeres do novo mundo, sem se dar conta dos riscos que correm. Manny acredita que está preparado para começar sua própria família. Porém, não encontra nenhuma mamute fêmea com quem se casar. Ele fica desconfiado de que sua espécie está quase extinta e de que ele seja o último exemplar.

Quando os animais se dão conta de que todos poderão morrer afogados, descobrem que existe uma forma de sobreviverem. Basta encontrar uma canoa grande o bastante para colocar todos os seres – numa referência à Arca de Noé.

Todos os animais amigos dos protagonistas saem numa caminhada rumo a essa misteriosa embarcação. No caminho, Manny acaba encontrando uma mamute, chamada Ellie. Porém, ela pensa ser um gambá, tanto que tem dois irmãos dessa espécie. A entrada desses novos personagens trazem um frescor à trama – principalmente a dupla de gambás bagunceiros Crash e Eddie.

Diferente de A Era do Gelo, em que os cenários eram praticamente todos brancos, aqui há um colorido mais alegre, que reflete a descoberta da natureza deste novo mundo. Os animais, mais uma vez, são desenhados na medida para agradar a adultos e crianças – e depois se transformarem em bichos de pelúcia.

O roteiro, de Peter Gaulke e Gerry Swallow, consegue dosar bem a diversão, tanto para adultos quanto crianças. Uma das melhores criações é o preguiça Sid, que mistura um pouco de ingenuidade com excesso de reclamações, transformando-o numa personagem cuja falta de bom senso rivaliza com o burro da série Shrek.

Na versão legendada, Manny é dublado pelo comediante Ray Romano, na versão brasileira, pelo ator Diogo Vilela. John Leguizamo empresta voz ao personagem Sid, que aqui é Tadeu Mello. Já Márcio Garcia faz o tigre Diego, nas cópias dubladas e Denis Leary nas legendadas. A comediante Cláudia Jimenez é quem dubla a mamute Ellie; e a atriz Queen Latifah faz a voz desta personagem na versão original.

O primeiro filme foi indicado ao Oscar de animação e é bem provável que, no próximo ano, A Era do Gelo 2 também consiga este feito.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança