Valiant - Um Herói Que Vale A Pena

Ficha técnica

  • Nome: Valiant - Um Herói Que Vale A Pena
  • Nome Original: Valiant
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Inglaterra
  • Ano de produção: 2005
  • Gênero: Animação, Infantil
  • Duração: 76 min
  • Classificação: Livre
  • Direção:
  • Elenco:

País


Sinopse

Valiant é um pequeno pombo do interior da Inglaterra que sonha em fazer parte do exército. Ele vai para Londres e se alista como pombo-correio, embora ninguém acredite no seu potencial por ele ser pequeno demais. Porém, ele irá provar que coragem e determinação independem do tamanho.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/01/2006

A certa altura da animação Valiant, a pequena ave do título está tentando se alistar no Serviço Real de Pombos-Correios, durante a II Guerra Mundial. Mas ele ouve que não é grande o bastante para o trabalho e por isso é recusado. No entanto, o futuro herói tem um argumento na ponta da língua, ou melhor, do bico. “Não é o tamanho da asa que conta, mas o tamanho do espírito”. A frase sintetiza bem sobre o que é essa animação do mesmo produtor da série Shrek.

A idéia central do roteiro – com pombos carregando mensagens das forças aliadas através das linhas inimigas durante a II Guerra – é baseada num fato real. Tanto que, mais de 30 deles foram condecorados ao final do conflito. Porém, o filme em si tenta se sustentar apenas com animaizinhos bonitinhos e pouca história para contar. Além de todas as piadas possíveis e imagináveis envolvendo diversos tipos de aves e verbos associados aos emplumados.

Valiant conta a história de um herói que abandona seu lar, sua mãe (que ainda lhe dá vermes na boca) em busca de alcançar um sonho. Claro que ele terá de enfrentar diversos obstáculos, principalmente a descrença em sua capacidade, mas ele irá se dar bem provando o seu valor. Ou seja, nada que o cinema não tenha explorado uma centena de vezes, com resultados variados.

Embora seja do mesmo produtor de Shrek, falta a Valiant um pouco de humor e sagacidade. As piadas são bobinhas e o roteiro confuso demais para prender a atenção de adultos e crianças. A animação também é precária a maior parte do tempo, dando a impressão de que o filme foi feito às pressas. Talvez o maior problema deste longa seja que é um filme de guerra para crianças. Aparentemente, a guerra de Valiant é boa, não faz mal a ninguém, muito pelo contrário – o personagem central abandona alegremente a sua família para se alistar.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança